50 anos de Mafalda

A menina de cabelos pretos e vestido vermelho completa 50 anos de criação. Malfalda foi criada pelo cartunista argentindo Quino, em 1962 – embora só tenha sido transformada oficialmente em personagem em setembro de 1964.

Mas, quem é ela?

Um garotinha de 6 anos que odeia injustiça, a guerra, as convenções dos adultos e, como várias tirinhas mostram, sopa. Mas nem só de ódio vive Mafalda, ela adora os Beatles e o desenho do Pica-Pau, adora questionar o mundo à sua volta e tinha opinião sobre tudo – desde assuntos políticos até comida. Ela vai de encontro aos ideais da sociedade de consumo com seus comentários ácidos e questionamentos com tom irônico.

Com frases marcantes – como “Justo a mim coube ser eu!” – Mafalda inspirou não só cartunistas das décadas de 60 e 70, como tornou-se referência no mundo dos quadrinhos até hoje.

 

Em 25 de junho de 1973, quase 9 anos após o seu nascimento oficial, Mafalda se despediu. O cartunista justificou o cancelamento da tirinha afirmando que o personagem já havia realizado sua missão e esgotado suas possibilidades.

 

Você já leu as tirinhas da Mafalda? Tem alguma favorita? Manda para gente!

About Andreza Mendes

view all posts

Especialista em Marketing Digital, Designer, pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, consultora, educadora e eterna pesquisadora - e curiosa por natureza ;)

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta