Quem está mais ligado em campanhas publicitárias com certeza já ouviu falar da United Colors of Benetton. Não apenas pelo fato de ser uma marca famosa (apesar de não ser muito conhecida aqui no Brasil), mas pelo simples fato de que todas as suas campanhas são feitas de forma que chamem atenção, causando polêmica.
O próprio nome da marca já mostra seu conceito: “United Colors” (cores unidas): por um mundo onde todos são iguais, unidos.
Pois bem. No final do ano passado, a United Colors of Benetton lançou sua nova campanha que, como todas as outras, deu o que falar. Aqui no Brasil nem tanto (já que a campanha nem foi divulgada aqui), mas lá fora…Alguns dos líderes políticos e o Papa se manifestaram pedindo para que a campanha saísse do ar. Não, não funcionou.
Foram montadas imagens de líderes políticos e religiosos de todo o mundo se beijando, como forma de oposição à cultura ao ódio no mundo. Olha só:
A campanha também contou com ações no cinema, alguns eventos e manifestos em lugares como NY, Paris, Milão e Roma e instalações publicitárias e artísticas com materiais enviados por habitantes de zonas de guerra pelo mundo todo. O tema trouxe momentos de conflito e amor.
“Embora o amor mundial continue sendo uma utopia, o convite a não odiar para combater a cultura do ódio é um objetivo realista”, afirmou Alessandro Benetton, Chairman executivo da marca.
A campanha “Unhate” levou o Gran Prix na categoria Press, no Cannes Lions 2012.