É, gente…Não tá fácil pra ninguém. Achamos horrível o logo da Copa. Aí trouxeram as opções de nome para a bola. Não gostamos. Aí mostraram o mascote. E quando pensávamos que não podia surgir nada pior…vem a Fifa e nos pede para votar no nome do bicho.

A ideia do Tatu foi chamar a atenção para a importância do meio ambiente e da ecologia. Ainda acho que isso poderia ter sido feito com um Mico-Leão Dourado ou uma Arara Azul, mas ok.

As 3 opções de nome que você pode escolher são: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Vamos tentar deixar de lado a piada pronta com o nome “fuleco” e focar no processo de criação dos nomes:

Zuzeco:
Foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

Amijubi:
É a união das palavras “amizade” e “júbilo”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote! 

Fuleco:
É a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

O site que permite votações é o mascot.fifa.com.