Vida de estagiário em agência é praticamente uma piada de humor negro. Você se mata, dá um update no curriculo, passa noites em claro e ganha um salário que nem devia ser chamado de salário.
E, apesar disso tudo, a dificuldade de entrar em agências grandes (tipo Y&R, DM9 e até a Africa) é grande. MUITO grande. Recentemente, um amigo meu me contou que estava numa entrevista para uma agência bem famosa. Durante a entrevista, ele comentou que o salário que ele receberia na agência seria menor do que ele recebia no lugar que trabalhava até então. E o que responderam? “O salário é esse. Você pode escolher receber menos e ter o nome da nossa agência no seu currículo ou continuar com um salário maior. Se você não quiser, tem quem queira.” E é bem assim, em praticamente todas as agências.
A Africa, então, resolveu pegar uma situação que já beirava o ridículo e transformar tudo isso num grande circo: lançou o “African Idol”, uma competição que terá como prêmio 1 mês de estágio na agência.
Parece até legal, para quem não leu nada da imagem. Mas não. Se você se mata de estudar, dá o mínimo de valor para a sua carreira e tem um pingo de orgulho próprio, não deve participar. Aí sempre tem aquele que pergunta: “e por quê eu perderia a chance de estagiar na Africa?”
Simples: porque, ao que tudo indica, eles só estão a fim de dar boas risadas – e realmente não estão atrás de um talento publicitário de verdade. Afinal, ganham quem conseguir fazer a Sabrina Satto dar mais risada. Então, se você é esforçado, se mantém atualizado e tem boas ideias, por favor, valorize o seu trabalho. Vida de estagiário é uma merda, mas um dia as coisas melhoram (apesar de que vida de publicitário não melhora tanto assim).
Estou tentando entender essa atitude da Africa e esperando que essa situação (digna de processos trabalhistas, aliás) não se passe de alguma ação publicitária que todos nós compreenderemos daqui a alguns dias. Veremos.