Sexta-feira dia 23 de novembro, grandes portais de e-commerce no Brasil, como Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia, Extra, Netshoes, Submarino, entre outras marcas irão conceder descontos de até 70% para diversos produtos. O mais curioso é que neste ano, empresas que não trabalham com estoque de produtos, irão também oferecer grandes descontos válidos por 24 horas em serviços gráficos, por exemplo.
No Brasil desde Novembro de 2010, o Black Friday movimenta milhões em vendas no comércio eletrônico e neste ano, estima-se que o mercado em geral venda em torno de R$ 150 milhões. Criado nos Estados Unidos, onde é muito conhecido por representar o início da temporada de compras para o Natal. Marcado também por ser a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, data que é muito tradicional por lá. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 por iniciativa do publicitário Pedro Eugênio, fundador do site Busca Descontos.
BlackFriday em lojas físicas
Em 2011, diversas redes de comércio levaram o Black Friday para suas unidades físicas de atendimento, porém a maior movimentação no mercado, partiu de vendas realizadas pela internet. Baseando-se nesses dados, já estão sendo divulgados nos principais portais, promessas de ofertas arrasadoras nos segmentos de eletroeletrônicos, informática, moda e acessórios.
CMKY Friday, a maior liquidação do Ramo Gráfico
Neste ano, a novidade fica por conta de sites que oferecem serviços gráficos, pois também estão aderindo à moda de super descontos. Temos como exemplo a gráfica Futura Imbatível, que em 2012, está sendo a primeira a oferecer descontos e promoções válidas apenas 24 horas em uma data fixa. Empresa atuante no mercado gráfico Brasileiro, oferece produtos para revenda, ou seja, mesmo não podendo atender à consumidores finais, conseguiu oferecer grandes descontos de maneira que reflita no mercado em geral com a possibilidade de altos lucros para revenda de materiais gráficos. Dia 23 de Novembro, confira o CMYK Friday.
Por não se tratarem de produtos de venda no varejo, participar desta campanha se tornou estratégia para fortalecimento da marca e maior divulgação de determinados serviços e produtos, que hoje, atendem a mercados específicos. Esta iniciativa irá gerar uma nova tendência, portanto podemos ser surpreendidos com outros tipos de segmentos além dos tradicionais.
Conforme citado à pouco, empresas que trabalham com nichos de mercados diferenciados também estão vendo grandes oportunidades para vendas e o consumidor, seja ele de uma área específica ou não, está sendo o maior beneficiado nesta campanha que a cada ano, atrai maior atenção por parte de grandes empresas. Aproveite e faça uma pesquisa sobre produtos do seu interesse, com toda certeza irá encontrar grandes ofertas que irão suprir necessidades ou até mesmo fazê-lo economizar muito. Fique atento aos anúncios, aproveite os descontos e boas compras.