Adeus, Oscar Niemeyer

Na minha opinião, essa foi a maior perda que tivemos esse ano.

Oscar Niemeyer era carioca e nasceu em 1907. Ele foi, sem sombra de dúvidas, o maior símbolo da arquitetura brasileira – e era reconhecido em muitos outros países que tiveram a honra de abrigar criações do mestre. Alguns dos maiores e mais impressionantes projetos arquitetônicos do Brasil levam o seu nome como assinatura, e mostram muito bem as suas características, como a liberdade do traço.

MAC, em Niterói.

Oscar Niemeyer chegou a se exilar na França durante o período da ditadura no Brasil, época em que aproveitou para conhecer a URSS e parte de seus líderes socialistas. Pouco tempo depois do exilo, ele recebeu um convite para lecionar arquitetura na Yale (uma das maiores e mais seletas universidades do mundo), mas teve seu visto negado por ser comunista. Apesar disso, existem projetos seus nos Estados Unidos, como a Sede das Nações Unidas (feita em parceria com Le Corbusier).

Ele foi o primeiro brasileiro a vencer um Pritzker (prêmio arquitetônico mais importante do mundo).

Ele foi um gênio, isso é inegável. Um gênio que nos maravilhou com sua visão única durante 104 anos – e que nos deixou trabalhos como Brasília, o Parque do Ibirapuera (SP), o Edifício COPAN (SP) e o Museu Oscar Niemeyer, entre dezenas de outras obras importantíssimas no país.

E essa é a nossa singela homenagem. Adeus, Oscar Niemeyer.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

Aqui, algumas de suas obras mais importantes, que merecem serem lembradas:


Museu de Arte Contemporânea

Museu Oscar Niemeyer


Museu da República

Memorial da América Latina


Auditório do Ibirapuera

About Janaina Marin

view all posts

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonada por internet, marketing, qualquer tipo de arte - principalmente cinema - e ciências. Curiosa, extremamente curiosa :)

0 Comments

Join the Conversation →

  1. Niemeyer foi um ícone da arquitetura moderna e deixou um legado enorme mesmo para os que não trabalham com arquitetura diretamente. No nosso caso, que trabalhamos com design, podemos nos inspirar muitas vezes nas obras do mestre.

    Agência de Design no Rio de JaneiroNo Gravatar /

Deixe uma resposta