A temporada de caça aos ativistas de sofá está aberta – só espero que ajude em alguma coisa.
Essa campanha da Médico Sem Fronteiras foi lançada antes da campanha da UNICEF. Ela mostra que apenas boas intenções não são capazes de ajudar alguém (e isso a UNICEF também deixou bem claro).
Em dois filmes, os médicos da ONG contam aos pacientes como existem milhares de pessoas no mundo com vontade de ajudar (incluindo, é claro, as centenas de fãs na página do Facebook) e perguntam: “isso faz você se sentir melhor?”. Não. Claro que não.
Com abordagens provocativas, o objetivo é realmente fazer com que as pessoas sintam-se culpadas por curtir a página, os posts, compartilhar as informações…mas nunca nem sequer pensarem em doar um único centavo.
Também foi criado um aplicativo que transforma as “curtidas” em doações – você se cadastra no site da campanha, integra ao seu Facebook e um post automático será publicado na sua timeline, dizendo: “para cada like nesse post, eu irei doar R$ 1,00 para a Médico Sem Fronteiras”. Claro que é possível definir a quantia máxima a ser doada, e o app calcula apenas as curtidas dos seus amigos para evitar fraudes.
Um jeito interessante e até divertido de transformar a obsessão de hoje em dia por likes em dinheiro. A criação é das dinamarquesas Kommunikationsbureauet København e da Konstellation.