Project Loon – Google leva acesso à internet para lugares remotos

00E-e1371514260635.jpg.pagespeed.ce.Z4DFMtwNLz

No último sábado, o Google (sempre) criou o Project Loon. O objetivo do projeto é criar uma rede de wi-fi para democratizar o acesso à internet, principalmente em áreas mais remotas. Para que isso fosse feito, foram utilizados balões desenvolvidos especialmente para esse projeto.

O projeto está em fase inicial na Nova Zelândia, contando com testes voluntários em Christchurch e Canterbury. Os balões flutuam na estratosfera, há 20 km do solo (duas vezes mais alto que aviões).

Cada um dos balões do Project Loon conta com antenas que transmitem ondas de rádio-frequência, que cobrem mais ou menos 40 km de diâmetro – com uma velocidade parecida com a do 3G. Esses sinais, além de serem transmitidos uns aos outros, também podem ser captados no solo, por antenas especiais, que ainda estão sendo instaladas nas áreas de testes.

Segundo o Google, a ideia é conseguir passar as informações online para pessoas que não possuem acesso à internet – afinal, apenas 1 terço da população mundial consegue acessar (e você aí, reclamando do sinal lixo do seu 3G). Além disso, o Projetc Loon também vai facilitar a comunicação dessas pessoas.

Quem quiser acompanhar as novidades e os resultados, siga o perfil do projeto no Google+.

 

About Janaina Marin

view all posts

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonada por internet, marketing, qualquer tipo de arte - principalmente cinema - e ciências. Curiosa, extremamente curiosa :)

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta