Sabemos que o mercado de Design está bem competitivo. Com profissionais criativos, competentes, inovadores e o principal: com clientes que possuem recursos. (rsrs)
No Design de Embalagens, atrair o cliente pelo “olho” é um desafio e tanto! Depende muito de uma análise bem profunda do público-alvo, levando em conta o posicionamento de mercado da empresa e uma série de outras coisas que as vezes fazem o design do produto “empacar”.
Mas aí vem o estalo, o “eureka” ou o shazam! ou o que você preferir e você resolve a parada!
Separei alguns exemplos bem criativos de embalagens conceituais para inspirar o dia de vocês, leitores e criativos.
A primeira embalagem é bem bacana e traz um conceito muito diferente e até “engraçado” Trata-se da garrafa descascável da Smirnoff.
Desenvolvida pela J Walter Thompson para a Smirnoff, a garrafa descacável inova no conceito de embalagem sobre embalagem criando uma espécie de ação com o consumidor. Com certeza tem gente que vai comprar uma destas para não abrir!
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A outra embalagem é um projeto em planejamento ainda mas que promete ser muito revolucionário e ser um sucesso de vendas do setor. A embalagem vende chás em sachês e foi criado por Nathalia Ponomareva. A embalagem traz um conceito muito bacana pois traz dois elementos da cultura japonesa. Chás e Origamis.Criativo né? Pro escritório da agência então… (rsrs)
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Essa embalagem é bem bacaninha. Ela traz um conceito diferente e “caseiro” fazendo lembrar os biscoitinhos que a vó fazia e já tirava do forno pra todos provarem…
A embalagem da empresa Thelma’s vende cookie’s em um serviço de tele-entrega que oferece os cookie’s ainda quentes. Então: forno, cookie’s, lanchinho quente… deu pra ligar as coisas né?
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Esta outra embalagem é muito criativa também. Diretamente da Alemanha, nem precisa dizer que é para o público infantil.
as embalagens foram desenvolvidas pela agência de design Gürtlerbachmann GmbH, que criou essas embalagens para a empresa Görtz. São cinco aves de papel representando em várias cores um tipo de pássaro nativo da Alemanha que vem com o cadarço saindo pelo “bico” representando uma “minhoca” que o pássaro possivelmente caçou.
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As embalagens de vitaminas também ganharam um design especial para promover o “interesse” do público infantil. Que tal montar na estante as embalagens após o uso para que dê um toque mais bacana no quarto da criança? Provavelmente essas vitaminas farão muito bem para as Mães e Pais na hora de dar para seus filhos. E é claro, farão muito bem para eles, é óbvio!
*Infelizmente não encontrei uma fonte segura sobre a criação desta embalagem
A nova identidade visual do salgadinho queridão da galera (Doritos) também rendeu muito o que falar e todos já estão por dentro da nova identidade do produto.
Mas, como o assunto de hoje é “Embalagens conceituais”, A embalagem do Doritos também um bom exemplo criativo deste assunto.
Ela começou (acreditem) como um projeto na escola e passou a ser um forte conceito para a nova embalagem do Doritos nas mãos do designer PETER PAVLOV. A embalagem segue medidas ergonômicas e tudo tem uma razão segundo o Designer. É bem interessante ler o que ele diz sobre a embalagem no link com o nome dele ali em cima. Destaca-se que a embalagem é feita de papelão ecologicamente correto utilizando a textura natural do produto que é semelhante com a de um Doritos. Legal né? Bem conceitual. E, sem dúvidas ela chama muita atenção na gôndola do Supermercado.