Para quem ainda não sabe, recentemente o uso recreativo da maconha foi liberado no estado norte-americano do Colorado. Com essa legalização, surgiram várias oportunidades – como no marketing e na publicidade, por exemplo.
Apesar disso, segundo um artigo de Garett Sloane no Adweek, os vendedores e lojas que comercializam a erva não podem usar os anúncios de redes sociais como o Twitter e nem os do Google.
Mas pra tudo tem um jeito, né?
A Apple, por exemplo. A empresa não é exatamente a favor da venda de maconha através dos aplicativos, mas alguns apps conseguiram driblar a barreira. O WeedMaps é um deles, que mostra aonde estão os estabelecimentos que vendem a erva.
Como a publicidade online ainda está um pouco limitada para os produtores e vendedores da erva, a solução encontrada foi conseguir o apoio de algumas celebridades famosas por nunca terem escondido o gosto pela maconha. Aposto que o Snoop Dogg foi a primeira pessoa em que você pensou, né? Pois é. Segundo Nick Adler, VP de desenvolvimento de negócios da agência Cashmere (que representa o astro), “O Snoop Dogg pode ser o Michael Jordan do mercado da erva”. Gente. Ele até já liberou para que as empresas façam merchans em seu canal no Youtube, o WestFestTV.
Enquanto os EUA não regulamento as regras para publicidade da maconha, algumas plataformas online continuarão tentando bloquear esse tipo de publicidade. Porém, algumas empresas, principalmente as focadas em tour pelas plantações, estão conseguindo colocar seus anúncios. Afinal, é só usar as palavras-chaves corretas.
Apesar da liberação, o uso da maconha (seja para fins medicinais ou recreativos) ainda é motivo de muitas críticas. Esse é um outro motivo para que as empresas não tenham feito nenhum tipo de marketing de oportunidade: é difícil prever se isso ajudará ou prejudicará o posicionamento da marca. Mas nem todas pensaram assim, e a Ben & Jerry’s, uma marca de sorvetes da Unilever (deliciosos, por sinal), teve uma sacada genial e lançou o seguinte post no twitter:
“NOTÍCIAS: nós ficamos sabendo que os produtos Ben & Jerry’s estão se esgotando rapidamente no Colorado. Alguém sabe o que aconteceu?” Já que liberou geral, a marca se aproveitou para brincar com a larica do pessoal.
Muitas empresas ainda não se posicionaram sobre o assunto. Mas podemos esperar muitas coisas (boas e ruins) vindo por aí, assim que a regulamentação sair. Como será que o mercado e as pessoas vão reagir à isso?
Só pra esclarecer: o post não está, de maneira nenhuma, se posicionando à favor (e nem contra) a legalização da maconha. Só aproveitamos o mercado rs