Fazenda Ninho da Cegonha – Uma fazenda onde a natureza é a grande inspiração

Na segunda postamos aqui o estábulo mais bonito que você já viu e hoje mantendo os ares das fazendas vamos apresentar a vocês a Fazenda Ninho da Cegonha que fica a 50 km ao sul de Praga, na República Tcheca.

Esse projeto do escritório SGL Projekt constitui-se na reforma de uma fazenda do século XIX, o inusitado nome do projeto vem do fato de que desde 1926, algumas cegonhas viveram na chaminé de uma destilaria que existe na fazenda. No anos 80 a fazenda foi abandonada e os únicos e solitários moradores remanescentes eram as cegonhas da chaminé, o que então os arquitetos usaram para batizar o projeto.

O ninho de cegonha (Stork’s Nest) tornou-se um símbolo que influenciou na concepção do picadeiro e no pensamento sobre todos os elementos deste projeto. A fidelidade da cegonha. Quase 90 gerações de cegonhas estão retornando da África para a fazenda e nós tentamos desenhar o espaço de forma a trazer as pessoas de volta para a fazenda assim como fazem as cegonhas todos os anos.

A antiga fazenda consistia em um pátio fechado que abrange duas residências, uma destilaria, um celeiro e um estábulo. Valiosos objetos foram preservados e os edifícios de baixa qualidade foram demolidos e substituídos. O grande marco do projeto foi o picadeiro em forma de ninho de cegonha que é usado para montaria ou para uma variedade de apresentações, eventos sociais e culturais.

 

About Luis Missao

view all posts

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade do Vale do Paraíba. Fascinado por tudo que envolva criatividade, arte e design, sócio do Studio S Arquitetura e Design, escritório do ramo de arquitetura e design de interiores. www.facebook.com/studioSarquitetura

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta