A Arquitetura da Copa – Arena Castelão

Palco do jogo de amanhã entre Brasil e México a Arena Castelão foi a primeira a ficar pronta para a Copa do Mundo 2014, a mais econômica dos últimos quatro mundiais e primeira da América do Sul a receber o certificado ambiental Leed. O Castelão se destaca como um monumento arquitetônico de padrões internacionais, onde o velho e o novo convivem harmoniosamente.
Localizado em Fortaleza – CE o principal objetivo do projeto de reforma do Castelão, além de inseri-lo nos padrões exigidos pela FIFA, era transformá-lo em uma arena multiuso, moderna e autossustentável. Hoje, o Castelão se destaca por uma arquitetura que integra parte do existente com a nova estrutura e por oferecer uma atmosfera de espetáculo mesmo vazio.
Concluído em apenas 20 meses – a reforma de um estádio com 60 mil assentos leva 36 meses em média –, o Castelão já foi testado e aprovado na Copa das Confederações 2013, quando recebeu três partidas, sendo uma do Brasil. Na Copa do Mundo 2014 foi coroado com seis jogos, possivelmente dois da seleção brasileira. Como legado, Fortaleza ganha um monumento arquitetônico de valor turístico e simbólico que inaugura um ponto de interesse na cidade e potencializa o desenvolvimento urbano.

About Luis Missao

view all posts

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade do Vale do Paraíba. Fascinado por tudo que envolva criatividade, arte e design, sócio do Studio S Arquitetura e Design, escritório do ramo de arquitetura e design de interiores. www.facebook.com/studioSarquitetura

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta