Fomos Dirigir o Novo Ford Ka. Conheça sua Tecnologia e seu novo Design!

No Dia 08 de Agosto, a Ford oficializou em um lançamento em Trancoso/Bahia, o novo modelo do seu popular Ford Ka. Tivemos a honra e o prazer de estar presente no lançamento do carro, e fazer o teste Drive pelas cidades de Trancoso e Arraial D’Ajuda.

Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre como ficou o carro, ver alguns vídeos que nossos parceiros gravaram e algumas fotos disponibilizadas pela Ford.

 

O Design

Diferentemente do que muitos pensavam, o novo Ford Ka não tem nada de semelhante a suas versões antigas. A Ford projetou seu novo Ford Ka, para ser um carro totalmente diferente e que siga os modelos e padrões dos carros atuais.

Novo Ka_01

 

O Novo Ka é um carro moderno e bonito, que combina inovação e elegância sem exageros em suas duas versões – Novo Ka, hatch, e Novo Ka+, sedã. O trabalho de design buscou o equilíbrio entre forma e função, seguindo os elementos principais do estilo global da marca. O objetivo foi associar beleza e eficiência, criando ao mesmo tempo um visual de durabilidade e funcionalidade.

“A proposta foi criar um estilo moderno, jovial e duradouro, qualidade que é valorizada principalmente nesse segmento, pois também afeta o valor de revenda”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford.

A frente aerodinâmica do carro, com grade trapezoidal e faróis alongados, traz elementos que o identificam com o DNA da Ford. As linhas fortes e vincos marcantes e a riqueza de detalhes revelam o cuidado do projeto tanto do ponto de vista estético como de eficiência aerodinâmica para reduzir o consumo de combustível.
A grade dianteira é um item que diferencia visualmente os dois modelos: preta e em formato colmeia no hatch e com barras no sedã. A lateral mostra um perfil rápido e moderno, com vincos que criam jogo de sombra e luz, transmitindo agilidade e robustez. A linha de cintura alta segue a nova tendência, mas sem tirar a visibilidade na cabine. As maçanetas e os espelhos retrovisores são pintados na cor do veículo em todas as versões.

Interior do Carro

O interior acomoda cinco passageiros e tem um refinamento de formas, cores e acabamento que remete a carros de segmento superior. Nas dimensões externas, a linha tem a maior altura da categoria, de 1.525 mm, o que ajuda a explicar o excelente aproveitamento de espaço interno. O modelo hatch tem comprimento total de 3.886 mm, largura de 1.695 mm sem espelhos e distância entre-eixos de 2.491 mm. O sedã exibe as mesmas dimensões, mas com comprimento maior, de 4.254 mm.

Na cabine, o Novo Ka e o Novo Ka+ têm o maior volume total dianteiro e estão entre os líderes em espaço traseiro, que é sentido no conforto para cabeça, ombros e pernas em todos os assentos. Os bancos dianteiros envolventes e com trilhos longos facilitam a acomodação de motoristas de diferentes estaturas.

“A distribuição do espaço é uma das características que revelam o equilíbrio do projeto do Novo Ka”, explica João Marcos Ramos. “Não adianta, por exemplo, ter um excelente espaço para os ombros e ficar com o joelho apertado. O bom resultado vem da combinação de todos esses aspectos.”

A Engenharia e Motor

 1) Motor 1.0 TiVCT 12V

O motor Ford 1.0 TiVCT Flex de três cilindros tem um projeto de última geração, concebido para atender os parâmetros de maior desempenho e menor consumo. Ele tem potência e torque superiores a outros motores 1.0 do mercado. Gera 85 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 105 Nm (@ 4.500 rpm) com etanol e 80 cv (@ 6.500 rpm) e torque de 100 Nm (@ 3.500 rpm) com gasolina.

“Em todas as medições de aceleração e retomada de velocidade, o Novo Ka com motor 1.0 apresenta melhor desempenho e economia que os concorrentes com motores da mesma cilindrada”, diz Mello.

No consumo, conta com o Selo de Eficiência Energética CONPET, por ter classificação A tanto dentro da categoria de compactos quanto no ranking geral de todo o programa (1,56 MJ/km). Ele tem rendimento de 8,9 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina na cidade, e de 10,4 km/l com etanol e 15,1 km/l com gasolina na estrada. E conta também com uma qualidade sonora vigorosa e agradável.

 

 

 

2) Motor Sigma 1.5 16V

O motor Sigma 1.5 16V que equipa a linha do Novo Ka também está entre os mais potentes e com maior torque do segmento, com baixo consumo e emissões. Ele utiliza uma plataforma global avançada, desenvolvida localmente para a aplicação flex com bloco, cabeçote e cárter de alumínio.

Ele gera potência de 110 cv (@ 5.500 rpm) com etanol e 105 cv (@ 6.500 rpm) com gasolina e torque de 146 Nm (@ 4.250 rpm) com etanol e 143 Nm (4.250 rpm) com gasolina – entregando 80% do torque máximo já em 1.500 rpm, o que se traduz em elasticidade e agilidade.

O motor 1.5 da linha Novo Ka também é referência em consumo, com selo A de eficiência do Inmetro/CONPET. Ele faz 7,9 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina na cidade e 9,5 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina na estrada.

 

 

 

3) Transmissão e direção

 A transmissão que equipa os dois motores é a conhecida IB5 de cinco velocidades, com um escalonamento amplo de marchas desenvolvido especialmente para aproveitar a disponibilidade de torque. Produzida com estrutura de alumínio e design compacto, ela faz um casamento perfeito com os motores 1.0 e 1.5, equilibrando desempenho, economia e conforto.

“Com a nova relação de marchas, a 100 km/h a transmissão trabalha em 3.350 rpm, uma rotação 500 rpm mais baixa que as dos modelos 1.0 tradicionais, com maior elasticidade e a economia. Isso se tornou possível devido ao torque maior do motor”, destaca Klaus Mello.

 

 

Inovação no Sistema de Emergencia.

Desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft, o sistema SYNC faz parte da filosofia da marca de oferecer condições para que motorista possa se conectar mantendo sempre as mãos no volante e os olhos na pista.

O equipamento é o primeiro no Brasil a dispor da Assistência de Emergência, sistema que faz uma chamada automática para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192, o SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou do corte de combustível do veículo – que pode ocorrer em colisões traseiras ou capotamentos.

sistema de emergencia Ford ka

A ligação é feita por meio de um celular pareado com o SYNC e transmite uma mensagem automática, comunicando a ocorrência de um acidente e as coordenadas de latitude e longitude do veículo, usando uma antena integrada para o sinal de GPS. Em seguida, a linha é aberta para que o atendente possa falar com os ocupantes, ou enviar diretamente o socorro na impossibilidade de resposta.

Além de estar disponível durante toda a vida útil do veículo, o serviço não envolve nenhuma cobrança de taxa. Uma parceria da Ford com o Ministério da Saúde foi desenvolvida para difundir a tecnologia entre todos os atendentes do SAMU.

 

Meu Test Drive

1) Espaço Interno

Por um passeio pelas cidades de Trancoso e Arraial d’ajuda, tive a oportunidade de dirigir em primeira mão o carro. Escolhi o Ford ka Hatch 1.0 para testa-lo, e  logo quando entrei no veículo percebi que o espaço interno tanto para o motorista quanto para os passageiros era gigante. Com o banco bem afastado, a passageira que estava no banco de tras se sentiu em extremo conforto, mostrando que o carro foi feito para toda a família :)

2) Arrancada
Consegui dar algumas arrancadas para testar o motor que é realmente bem forte, superando alguns carros da concorrência no qual já pude testar.

3) Freios

O Carro conta com um sistema de Freios em Abs, e lógico que eu não deixei de testa-lo. Quando percebi que estava sozinho na estrada consegui dar uma freiada com toda minha força no pedal, o carro simplesmente frenou sem derrapar. Incrível!

4) Conectividade

O site conta com uma central Multimida linda e com multiplas funções. Você pode por exemplo atender seu telefone ou passar suas músicas utilizando apenas o recurso de botões do volante.

5) Porta trecos

Juro que me perdi no tanto de porta trecos que o carro tem. Em todo canto que você olha no carro tem algum lugar pra você colocar e guardar suas coisas. Destaque para o recepiente que temos escondido atrás do volante para você colocar algumas coisas com mais segurança.

6)  Sistema de Emergência.
Sorte minha que eu não precisei testar o sistema de emergencia pois não aconteceu nada de grave no meu percurso, mas esse sistema mostra toda a tecnologia e inovação do novo carro, que após um acidente, o sistema liga automaticamente para o Samu passando as cordenadas de onde você está, e logo após direciona o audio para você conversar com a telefonista.

 

Preços

 
SE 1.0 – R$ 35.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, rádio MyConection com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SE PLUS 1.0 – R$ 37.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SEL 1.0 – R$ 39.990
Airbag duplo, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção e banco do motorista com ajuste manual.

SE 1.5 – R$ 40.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, rádio MyConection com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SE PLUS 1.5 – R$ 42.390
Airbag duplo, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção com ajuste de altura.

SEL 1.5 – R$ 44.990
Airbag duplo, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, computador de bordo, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros e traseiros, sistema de som Sync Media com AppLink e Assistência de Emergência, além com entrada USB e conectividade Bluetooth, chave canivete, direção e banco do motorista com ajuste manual.

Teste Drive ( Blog Da Engenharia )

Nossos amigos do Blog da Engenharia fizeram um vídeo mostrando as experiencias que eles tiveram com o novo Ford Ka, o vídeo que contém 8 minutos mostra detalhadamente a maioria dos recursos do carro sendo testados pelo blogueiro Eduardo Cavalcanti.

Espero que tenham gostado! Se tiver algum dúvida sobre o carro poste nos comentários que corremos atrás das respostas pra vocês :)

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta