Happy Birthday!! Os Simpsons completa 25 anos

Há exatos 25 anos atrás ia ao ar o primeiro episódio de ‘Os Simpsons’, e o que parecia ser uma simples ideia, acabou se tornando uma das séries de maior sucesso no mundo inteiro. Abaixo confira algumas curiosidades sobre os personagens amarelos mais queridos da TV:

 

  • O Nascimento dos Simpsons

A primeira aparição da família aconteceu no TV The Tracey Ullman Show. Apesar de ficarem poucos minutos no ar e com uma aparência nada simpática, ganharam tamanha popularidade que a Fox decidiu arriscar e dar a Matt Groening a sua própria série. O primeiro episódio foi para o ar em 17 de dezembro de 1989.

Simpsons 01

 

  • A música e os genéricos mais icônicos da geração

O músico Danny Elfman nunca compôs em toda a sua carreira uma música com mais sucesso do que aquela feita em 1989 para a abertura dos Simpsons. Mas não há série onde valha mais a pena ver o genérico. A cada episódio, uma nova frase escrita no quadro por Bart, uma nova extensão no final e vários convidados. O genérico feito por Banksy em 2010 tem a fama de ser o mais polemico da série, ao criticar as condições de produção de merchandising dos próprios Simpsons.

Simpsons 02

 

  • A primeira grande morte na série.

Maude Flanders deixou Ned Flanders viúvo depois de uma queda fatal de uma bancada. Tudo isso aconteceu por conta do afastamento de sua dubladora oficial. Marcia Mitzman Gaven substituiu-a entre 1999 e 2000, mas os produtores decidiram matar a personagem, pensando ser a melhor saída. Apesar desse triste fato, conseguiram que o episódio tivesse recordes de audiência. Outra das mortes marcantes foi a da professora Edna Krabappel, devido à morte da atriz Marcia Wallace, que lhe emprestava a voz.

Simpsons 03

 

  • Quem matou Mr. Burns?

Foi um dos momentos mais icônicos da série e até foram feitos concursos para descobrir quem teria, afinal, disparado sobre Mr. Burns. O episódio duplo terminou a 6.ª temporada, em maio, e abriu a 7.ª, em setembro de 1995, tendo um hiato de quatro meses de curiosidade e muita especulação.

Simpsons 04

 

  • Os Simpsons – O filme

A chegada dos Simpsons ao cinema, em 2007, foi um marco. A história do malvado chefe da agência de proteção ambiental dos Estados Unidos que tem a intenção de destruir Springfield depois que Homer poluiu o lago da cidade levou mais de 3.500 americanos aos cinemas em sua estreia.

Simpsons 05

 

  • A série das estrelas

São inúmeras as personalidades que já fizeram uma aparição, seja através da voz ou na versão animada. Paul McCartney, por exemplo, apareceu num episódio da 7.ª temporada, intitulado “Lisa The Vegetarian”. A condição imposta pelo cantor dos Beatles para participar no episódio foi de que os roteiristas deveriam manter Lisa vegetariana até ao fim da série. Stephen Colbert, Meryl Streep, Smashing Pumpkins, Rolling Stones e Michael Jackson são mais alguns dos artistas que marcaram presença no seriado.

Simpsons 06

 

  • Referências históricas

Ao longo de 25 anos, foram muitas as referências históricas contidas na série. Os Simpsons já recriaram imagens que marcaram a história mundial, como por exemplo, quando Selma Bouvier, irmã de Marge, foi à China adotar um órfão chinês. O episódio, banido na China, inclui uma referência aos protestos na Praça de Tiananmen em 1989, o mesmo ano em que nasceram os Simpsons.

Simpsons 07

 

  • Tudo junto e misturado

Os Simpsons já convidaram várias outras séries para uma viagem até Springfield, casos de Ficheiros Secretos e 24. Mas também outras séries de animação concorrentes, como aconteceu na 26.ª temporada, com a série Futurama, também da autoria de Matt Groening com David X. Cohen. Em “Simpsorama”, transmitido pela Fox americana em novembro, as personagens de Futurama viajam no tempo para impedir Bart de alterar o futuro. Na 13.ª temporada de Family Guy, foi a vez de os Simpsons serem os convidados. O episódio especial de 45 minutos chamado “Simpsons Guy” é recheado de indiretas sobre as semelhanças entre ambas as séries.

Simpsons 08

 

  • Expressões que ganharam fama

Há expressões tão usadas por algumas personagens que já entraram no léxico mundial. “Ay caramba” e “Eat my shorts” são marca de Bart Simpson. “Ha-Ha” é o famoso riso trocista de Nelson e Mr. Burns tem o maléfico “Excellent”. Mas o “D’Oh” característico de Homer Simpson conseguiu o feito de entrar no Oxford English Dictionary, em 2001.

Simpsons 09

 

  • Previsões futurísticas

E claro, pra encerrar essa viagem sobre a história dos Simpsons, não poderia faltar as conspirações que cercam o seriado com suas ‘previsões futurísticas’, como por exemplo, a mais recente delas, a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo (fato este que a maioria dos brasileiros fazem questão de esquecer).

Simpsons 10

 

E você, sabe ou lembra de mais alguma curiosidade sobre ‘Os Simpsons’?

E vida longa aos habitantes de Springfield \õ/ \õ/

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário em formação e redator de coração. 21 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta