História dos bairros de São Paulo são retratadas através de logotipos.

Pedro Campos, designer gráfico e Stella Curzio, jornalista e fotógrafa, ambos paulistanos, resolveram contar a história da cidade natal de uma forma totalmente criativa.
Para cada bairro de São Paulo será um criado um logotipo baseado na história que aquela região possui ao longo dos seus anos de existência. Confira abaixo algumas dessas criações:

 

penha-de-franca

 

Um dos bairros mais antigos de São Paulo, a Penha, que significa penhasco ou penedo, foi fundada pelos irmãos e padres, Mateus Nunes de Siqueira e Jacinto Nunes de Siqueira, por volta de 1660. A região é conhecida pelos inúmeros templos de diferentes religiões.

 

bairro-butanta-identidade-sp

Butantã, em tupi, significa “terra duríssima” ou “terra de taipa”. Desta vez o logotipo refere-se a um dos principais centros de pesquisa biomédica, reconhecida mundialmente, responsável pela produção de mais 80% de soros e vacinas consumidas no país. Responsável também pelo desenvolvimento da região, conta com um parque, três museus (Biológico, Histórico e Microbiológico), além do Hospital Vital Brasil, uma biblioteca e um serpentário. O bairro é representado graficamente por uma espécie de serpente nativa das américas, a cobra coral.

 

bairro-liberdade-identidade-sp

 

O maior reduto da comunidade japonesa na cidade, foi representado por um dos símbolos mais importantes de sua cultura, o Torii. Um monumento xintoísta que indica a entrada para um território sagrado.

 

bairro-itaim_bibi

Itaim em tupi-guarani significa “pedra pequena”. “Bibi” era o apelido de Leopoldo Couto de Magalhães, antigo proprietário das terras que deram origem ao bairro. Para não haver confusão com o Itaim Paulista, o povo dizia “o Itaim do Bibi”, que de tão popular, tornou-se oficial. A intensa vida noturna do bairro é representada pelas taças e três pequenas pedras complementam a identidade do bairro, relembrando a origem de seu nome.

 

Para conferir mais logotipos, acesse o site do projeto, onde está sendo atualizado regularmente com novas artes sobre cada canto da capital paulista.

 

 

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário em formação e redator de coração. 21 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta