Roteiro de Cidades Criativas no Brasil

Que o Brasil é o pais de todos e que reflete uma sociedade viva que se transforma a cada momento, não temos dúvida. Multifacetado, e com as mais diversas cores e texturas, a criatividade do povo que habita nosso solo está presente em todos os lugares, tornando-o um país arlequinal.

Ser uma cidade criativa, é tratar a cultura como eixo de desenvolvimento através de tecnologias promissoras e a criação de produtos que trazem bem estar as pessoas e consequentemente, chamar atenção das tribos de turistas ao redor do mundo.

Desde o Pelourinho, na Bahia, com suas edificações históricas e multicoloridas que retratam a história do Brasil Colonial, até as obras modernistas de Oscar Niemeyer que protagonizaram uma nova forma de se pensar no urbanismo. De norte a sul, as cidades do nosso país refletem a criatividade do povo que as planejou.

João Pessoa

joao-pessoa-paraiba

A cidade de João Pessoa acolhe turistas de todo o mundo que aproveitam suas férias para conhecer as praias paradisíacas da cidade e também entender um pouco mais da história de umas das principais cidades brasileiras.

O centro histórico da cidade – rico na arquitetura colonial do Brasil – é parte do roteiro de visita onde é possivel ter contato com igrejas, museus, casas e um grande acervo histórico.

A cidade recebe milhares de turistas anualmente – que procuram imóveis para a temporada, geralmente no final do ano – e o crescimento na valorização imobiliaria na região é exponencial.

Florianópolis

phoca_thumb_l_florianopolis1

Embora a cidade de Florianópolis, dos municipios catarinenses é a que mais recebe incentivos relacionados à cultura, muitos turistas têm a impressão de que a cidade não é de fato, um polo cultural, diferente de outras cidades menores que recebem menos incentivo. A assessoria de turismo e cultura da Fecam, afirma que não passa de uma má gestão e uma política publica cultural sem consistência.

Entretanto, a cidade nos oferece diversos meios para que possamos entrar em contato com a essência do lugar, que inclui variadas manifestações culturais e artísticas, arquitetura colonial, gastronomia diversificada, história e design. Além de tudo, o crescimento industrial e tecnológico na cidade é notório, bem como a conexão urbana com outros municípios.

A industria cultural da cidade representa 2,5% do PIB Brasileiro, e a indústria criativa representa 2% do emprego formal no Estado. A média nacional é de 1,7%.

São Paulo

criatives

Podemos encontrar em São Paulo, um pouco de todas as cidades do mundo. A cidade tem seu crescimento cultural, urbano e econômico dissociado da qualidade de vida das pessoas que a habitam. Ainda assim, São Paulo atrai milhares de pessoas que buscam uma nova oportunidade na vida, tendo em vista o desenvolvimento urbano e as oportunidades de emprego que são gerados.

É em São Paulo que ocorro o maior festival de cinema, a Mostra Interncional de Cinemas, que ocorre em Outubro e reúne mais de 400 títulos que são exibidos em 20 salas. A virada Cultural, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, desde 2005, conta com apresentações de bandas e diversos movimentos sociais, culturais e artísticos por 24 horas, ininterruptamente.

Porém, a criatividade da cidade se encontra apenas em “ilhas” ou pólos, pois a conexão entre os municípios é desarticulada, dificultando assim o acesso para as pessoas que vivem nas periferias, que fazem destes lugares seus próprios pólos culturais.

Paraty – Rio de Janeiro

foto-galeria-materia-620-11ri

Andar pelo centro histórico de Paraty é como voltar no tempo do Brasil Colonial. A arquitetura, preservada da cidade, mantém o charme do passado. Lá acontece a Festa Literária Internacional, onde turistas e moradores se reúnem a escritores para discutirem sobre a Literatura Brasileira.

Apenas depois da década de 60 a cidade se abriu para o turismo, antes disso, ficou isolada pelos intelectuais. As atividades culturais geram cerca de 2 mil empregos indiretos e resgataram uma atividade tradicional, a carpintaria naval, que é usava na construção de palcos e pavilhões. Foram criadas também 33 pequenas bibliotecas escolares e a inclusão de uma hora de leitura nas escolas municipais.

Além disso, a exploração das pequenas praias e trilhas em Paraty e Trindade têm se tornado o foco no roteiro de visitação dos turistas do mundo inteiro.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥

0 Comments

Join the Conversation →

Deixe uma resposta