Jogo em alta definição

Quase todo mundo tem ou já teve um videogame na vida, seja de um modelo ultrapassado ou novo. Antigamente, o que importava em primeiro lugar na hora de jogar era a diversão, ninguém prestava muita atenção nos gráficos ou dava grande importância para a qualidade dos jogos. Nos dias atuais, as coisas neste sentido mudaram bastante, e isso é justificado pela grande evolução pela qual os jogos vêm passando. Um fator muito relevante na evolução dos consoles de videogames foi o uso de peças de computador, como um processador, uma memória RAM e placas de vídeo na fabricação dos modelos mais modernos.

Jogos em Alta definição

O Super Nintendo foi o primeiro videogame da história dos jogos, e teve seu lançamento no ano de 1991. O Super Nintendo possuía um gráfico muito limitado, com imagens um tanto fictícias e nele eram usados cartuchos para inserir o jogo. Porém, apenas 3 anos mais tarde, aparece no mercado mundial o primeiro videogame da Sony, o Playstation, que já era utilizado com CDs. No ano de 1996, a Nintendo aparece com mais novidades e surge outro videogame, o Nintendo 64, que ainda usava cartuchos, mas, tinha um controle remoto colorido maior e jogos diferentes.

Os anos 2000 já começaram  com o lançamento do Playstation 2, um dos maiores sucessos da Sony, com uma qualidade gráfica muito melhor que os outros consoles, mas ainda sem tanta nitidez em relação a imagem dos jogadores de futebol, por exemplo, mas com um traçado bem melhor em termos de realidade. Os jogos de corrida também já continham imagens parecidas com as de filmes de animação, algo que com as novas TVs em 4K também ganha uma nova dimensão em termos de qualidade.

tv 4k

Em 2005 o mundo dos videogames passou por uma verdadeira revolução. A Microsoft criou o Xbox 360 e seu acessório, o Kinect, permitia jogar sem controle, apenas com o movimento do corpo, possuindo gráficos muito melhores que seus antecessores. Em 2006, o mundo ganhou dois lançamentos: o Playstation 3 e o Nintendo Wii.

Desde então os gráficos dos jogos tem evoluído mais e mais a cada ano, com o XBox One, o Wii U e o Playstation 4, que é definitivamente espetacular e com gráficos muito mais próximos da realidade, simulando partidas quase reais de basquete, futebol e corridas de fórmula 1.

Já em 2015, a grande aposta dos fabricantes de videogames está diretamente ligada às transmissões em 4k e promete consoles adaptados a aparelhos rodando com esta mesma tecnologia – o máximo (até agora) em se tratando de realidade virtual e melhoria dos gráficos nos jogos do mundo inteiro. Com certeza, o universo dos jogadores de videogame nunca mais será o mesmo.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥