10 Dicas geniais que vão te ajudar a montar seu próprio negócio com facilidade.

Se você é dessas pessoas que sempre tentam pensar na frente de todos, sonhando, criando e botando em prática seus projetos para ter sucesso na sua carreira profissional, você vai adorar ler esse post sobre empreendedorismo.

como-montar-seu-proprio-negocio

Um bom empreendedor sonha em conhecer pessoas influentes, alavancar sua marca com o potencial de network, ter um time de funcionários e é claro, vender muito e atingir seu público de sucesso. Esse são sem dúvidas os passos necessários pra você conseguir abrir uma empresa de sucesso.

Nesse post, selecionamos alguns tópicos importantes pra você que quer montar o seu próprio negócio lucrativo com facilidade, utilizando técnicas e visões já praticadas por outros grandes empreendedores.

Por que montar seu próprio negócio?

qual-e-a-visao-do-seu-negocio

O Brasil está passando por uma das maiores crises econômicas da história, e como resolver isso? Sentar e esperar as atitudes do seu chefe?

Ideias geniais, criativas e inovadoras, fazem com que esquecemos dos problemas econômicos do país e que possamos nos dedicar apenas a facilitar a vida das pessoas com a venda dos nossos produtos.

A tecnologia e a internet, estão nos ajudando cada vez mais correr riscos sem nos afundar em dívidas. Com um planejamento de marketing, podemos abrir uma empresa de teste, sentir o potencial de crescimento e retorno para só depois, começar a investir com mais segurança, seja você uma grande empresa ou um empreendedor individual.

O caminho mais fácil do empreendedor para criar um próprio negócio, é:

– Encontrar um mercado;

– Definir seus clientes;

– Desenvolver um produto para eles.

“Um negócio que não produz nada além de dinheiro é um negócio pobre.” – Henry Ford

Então, se você saber sobre como montar seu próprio negócio aqui ficam as 3 primeiras dicas:

– Descubra o PORQUÊ do seu negócio;

– Descubra como seu negócio vai afetar a vida das pessoas;

– Mantenha o foco em ajudar seu cliente e não apenas no dinheiro.

Não há nada mais delicioso, profissionalmente falando, do que ter uma visão clara de onde você quer chegar, trabalhar dentro da sua missão de vida, amar o que você faz e ainda ganhar dinheiro com isso.

Trace suas estratégias principais

A estratégia nos negócios é basicamente como nos jogos, você deverá traçar todo um percurso para chegar no seu resultado final, tentando identificar os principais atalhos e métodos para acertar em cheio.

Se estratégia é o plano, táticas são os “micro-planos”. Embaixo de uma determinada estratégia você deverá definir táticas, que no sentido militar, seria algo como escolher os meios práticos, combinando ações e recursos, para cumprir a estratégia principal.

Veja a imagem abaixo:

estrategia-ramon-tessmann

Por exemplo: Um país que quer conquistar um inimigo pode definir como estratégia principal o ataque aéreo. As táticas poderiam ser: ataque com 100 aviões pelo norte e/ou usar aviões espiões para levantar informações do exército inimigo. No caso seria uma estratégia definida e para executá-la, duas táticas. Analise:

Objetivo >> Estratégia >> Táticas

Objetivo: Conquistar inimigo (estado desejado)
Estratégia: Ataque aéreo (plano)
Tática 1: Atacar com 100 aviões pelo norte
Tática 2: Usar aviões espiões para levantar informações

estrategia-de-negocio

“A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.” – Sun Tzu

Você precisa de um plano de negócios

O erro mais comum de um empresário na hora de criar uma empresa é ignorar o plano de negócios. Para muitos, aquilo não passa de um papel com termos complicado, porém, um plano de negócios vai ajudar o empreendedor a compreender as várias vertentes do seu mercado.

1) Durante a elaboração, tente entender o mercado, produto, modelo de financiamento, modelo de negócios, drivers de crescimento e risco do negócio.

2) Guiar o desenvolvimento da empresa a curto, médio e longo-prazo mediante um conjunto de objectivos previamente estabelecidos e acordados;

3) Ser um apoio para apresentação da empresa a outras partes interessadas (investidores, parceiros, …).

Está gostando das dicas?

continue-lendo-criatives

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥