Muitas pessoas que querem criar um produto na internet ou pensam em como criar seu próprio negócio, acabam pulando alguns dos passos importantes que farão com que elas tenham sucesso no mundo dos negócios.
Sim, estou falando de Modelo de negócios e Planejamento de Marketing, que vamos abordar com muita clareza pra te explicar neste post.
Fazer um bom planejamento de marketing, significa que você vai traçar metas, definir ideias e até mesmo sentir possíveis resultados antes mesmo de apresentar seu produto a seus clientes.
Todo empreendedor individual ou grande empresa que quer expandir sua participação no mercado (principalmente online), precisa detalhar o plano de marketing o mais amplo possível.
Claramente falando, o planejamento de marketing é uma espécie de plano traçado por um negócio para alcançar determinado objetivo.
Alguns exemplos de objetivos de um negócio lucrativo:
– Reposicionar sua marca no mercado;
– Lançar um novo produto;
– Otimizar sua comunicação de marketing;
– Aumentar a penetração de um produto em determinada região do país;
– Aumentar as vendas para determinado período;
– Fidelizar os clientes atuais.
– Esses são só alguns exemplos do que se pode alcançar com um bom planejamento de marketing.
O processo de planejamento pode envolver:
– Análise de mercado;
– Análise dos clientes;
– Análise da concorrência;
– Análise dos pontos fracos e fortes;
– Análise das oportunidades e ameaças;
– Definição dos objetivos e metas;
– E muitos outros fatores.
O que preciso pra fazer um bom Plano de Marketing?
Além dos tópicos que já citamos acima, na hora de criar um plano de marketing, você precisa levar em consideração algumas características importantes para que ele dê resultado.
– Não confunda quantidade com qualidade. Crie algo bem objetivo, que faça qualquer pessoa entender onde você está e onde quer chegar com seu plano de marketing. Você pode utilizar de apenas duas páginas para explicar o seu empreendimento, desde que tenha um conteúdo bem relevante e didático.
– Planeje e faça uma análise de risco, isso é super importante. Teste sempre o seu plano de conforme os resultados. Se a sua primeira estratégia está sendo falha, já inicie a segunda e compare os resultados até chegar em uma com potencial de conversão alto.
– Descreva o problema que você está querendo resolver. Tente não misturar gostos e necessidades pessoais com as oportunidades do seu negócio.
– Utilize ferramentas de marketing digital para conseguir encontrar necessidades na qual você não pensava antes. Redes sociais estão melhorando cada vez mais na hora de fazer um plano de marketing. Utilize novas técnicas de divulgação como WhatsApp Marketing, trace metas e planeje o que postar no facebook, criando sempre um conteúdo relevante para o seu público.
Chegue na frente!
No mundo dos negócios, quem chega primeiro sempre bebe a água limpa do rio. O Mundo e as informações estão correndo a uma velocidade impressionante. Você não pode pensar em perder tempo com um planejamento de marketing lento e complexo, com diversas páginas explicando coisas sem nexo. Perder tempo significa hoje, perder oportunidades e deixá-lo na mão dos seus principais concorrentes.
Entenda a concorrência, pontos fracos ou fortes
– Perceber e entender a metodologia do seu principal concorrente é um dos itens mais importântes do planejamento de marketing. Através de uma pequena análise, você consegue entender quais são os produtos concorrentes que mais tiveram sucesso, assim, você vai ver qual é o produto que seu público mais quer ver com suas próprias explicações.
– Pesquise quais são as datas que eles mais realizam promoções. Tente agendar seu calendário para sair sempre na frente deles.
– Faça uma análise de Swot e entenda quais são os principais nichos do seu cliente que você deve atacar. Comece sempre pelos mais fortes, abrindo espaço depois de um tempo para os menores.
– Tenha sempre em mente os diferenciais que você vai ter de seu concorrente. Ser levado pela correnteza do empreendedorismo é ótimo, mas, tente sempre inovar para sair na frente, mostrando para seu público o seu poder criativo.