8 Dicas valiosas pra você ser mais criativo na hora da criação

Quando falamos que a criatividade move as pessoas, é que realmente necessitamos dela para quebrar as barreiras do nosso dia-a-dia, principalmente quando trabalhamos com criação.
Designers, publicitários e ilustradores, sofrem sempre com aquele bloqueio criativo que acaba levando horas pra você se libertar e voltar a ter capacidade criativa para realizar seus trabalhos.

Nesse post, selecionamos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a ter mais criatividade na hora de criar um bom design.
Confira!

1) Faça coisas fora do habitual

saia da rotina
Você certamente tem sua rotina de vida, repetindo as mesmas tarefas todos os dias e seguindo um cronograma automático criado por sua própria mente. Isso pode comprometer e muito o desenvolvimento da sua criatividade. Tente fazer coisas diferentes ao longo do seu dia, conversar com outras pessoas e ver as outras ideias delas, não utilizar os mesmos caminhos para ir ao trabalho, sentar em diferentes lugares do ônibus, etc. A novidade faz com que sua mente fique disposta a assimilar e entender tudo que está acontecendo, resultando em novas conexões de ideias.

2) Consuma entretenimento de qualidade

Assistir aquelas comédias de besteirol pode até ser legal, mas pra você ter uma mente criativa, você precisa se alimentar também de coisas que preencham e ensinem coisas novas à ela. Assista e leia coisas que te façam refletir nos acontecimentos atuais. Se você gosta de video-game, por exemplo, jogue também aqueles games de estratégia, que te faça pensar e criar estratégias para um bom desempenho, forçando sua mente a criar novas possibilidades.

3) Viaje muito!

happy hiking woman raised arms at mountain peak

Viajar é a única coisa que você compra e te deixa mais rico

Viajar é uma das principais coisas pra você ter boas referências, ampliando ainda mais o seu repertório de ideias. Você não precisa viajar para outro país e gastar horrores, só de você sair da zona de conforto da sua cidade, já abre novos espaços para outros tipos de culturas e gestos que vão te ajudar a ter mais inspirações em seus trabalhos.

4) Marque tudo que você pensar (Tudo mesmo!)

dicas-aumentar-criatividade-noticias

Nunca sabemos quando um novo insight pode surgir, então, carregue com você algum bloquinho de anotações ou até mesmo no do celular, para anotar suas ideias e guardá-las para fazer uma pesquisa melhor quando estiver em outras situações.
É super comum a mente de um criativo despertar e ter ideias geniais em horários distintos, principalmente no banho.

5) Não reprove ideias rapidamente

ideias
Estude suas ideias até ter certeza nos objetivos que elas terão, seja negativo ou positivo. Somos cheios de preconceitos ou até mesmo de imediatismo. Temos grandes ideias e insights que são descartados na nossa cabeça antes mesmo de ser pensada se aquilo é viável ou não. Como na dica acima, anote tudo e analise com calma sem ser imediatista, se for boa, você terá grandes chances de colocá-la em prática.

6) Tenha Foco!

As distrações acabam quebrando suas ideias criativas na hora da criação. Tenha foco, evite utilizar redes sociais, entretenimento e conversas prolongadas fora do assunto quando você está criando. Utilize sempre o Método Pomodoro para se dedicar ao seu trabalho, realizando pequenas pausas nos intervalos.
Conforme o aumento da sua concentração, você terá mais chances de desenvolver novas conexões e ser mais produtivo.
Confira como usar:
metodo pomodoro

7) Faça um brainstorm.

brainstorming

Ter uma equipe de criativos e tirar um tempo para fazer um Brainstorm, faz com que suas ideias aflorem de maneira categórica e firme, facilitando a abertura de novas insights na hora da criação. Neste momento, fale e anote tudo o que passar na sua mente, lapidando algumas ideias para encontrar a mais perfeita para a sua criação.

8) Busque inspirações.


Quando vamos criar uma campanha publicitária ou uma peça de design, sempre buscamos informações e inspirações para nossas ideias em bancos de imagens. Olhar imagens e vídeos, nos faz abrir a mente para novas possibilidades, podendo usar como referências as cenas para ter novas ideias no seu trabalho.
Um ótimo banco de imagens que sempre buscamos na hora da criação é o do Fotolia, parceiro aqui do site.
São mais de 54 milhões de fotos, vetores e vídeos livres de royalties para você utilizar em suas criações.

 

E aí, gostou das dicas?
Compartilhe com seus amigos!

 

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥