Um bom empreendedor sabe que muito além de focar somente em vendas e serviços, um texto atrativo faz toda a diferença quando nos referimos a despertar no público o interesse por uma marca ou produto e até mesmo auxiliá-lo em uma ação. E é somente nessas horas em que muitos se perguntam como desenvolver textos persuasivos. Eis aqui a nossa missão!
Um texto persuasivo nada mais é que a materialização de momentos específicos em que identificamos neles um propósito por parte do emissor. Assim, podemos notar que esse textos estão inseridos em nosso dia-a-dia (em campanhas publicitárias, cartazes, campanhas comunitárias e entre outros…) mas que raramente os identificamos como um texto persuasivo.
Nesse post selecionamos alguns tópicos importantes para te auxiliar no planejamento de marketing e criação desses textos, utilizando técnicas pouco exploradas no entanto, bastante eficazes e que podem oferecer soluções que poderão transformar (para melhor) a vida de qualquer cliente.
Afinal, o que é Word Mapping?
O Word Mapping é uma ferramenta totalmente voltada para empreendedores e publicitários que queiram tornar textos e campanhas mais atraente o um publico especifico.
Em português “mapeamento de palavras”, tem como objetivo descobrir quais são as palavras e termos mais atraentes, relevantes e que influencie leitores a tomarem uma ação.
Sabemos que cada nicho de mercado possui uma linguagem própria e há determinadas palavras que chamam a atenção de cada público em um piscar de olhos. Mas, como isso acontece?
Tais palavras podem ser facilmente comparadas a um botão. Se você apertá-los, vai gerar uma reação nas pessoas. É exatamente assim que nasce o desejo de abrirmos uma revista quando nos deparamos com chamadas em revistas, jornais, letreiros, panfletos, whatsapp Maketing e entre outros.
As utilizações dessas palavras podem fazer muita diferença para um empreendedor iniciante, quando nos referimos a alcance do público desejado.
Utilizar um texto persuasivo pode ajudar a elevar o seus negócios:
– Expansão da sua marca;
– Aumentando do faturamento;
– Gerar expectativa para um lançamento;
– Vencer uma negociação;
– Criar anúncios que funcionam;
– Otimizar os textos do seu website;
– Aumentar as conversões e vendas na internet ou até mesmo através de webinário;
Olhe o que aconteceu com o profissional de marketing Rodrigo Nogueira ao aprender Word Mapping:
Ao utilizar a técnica do Word Mapping na semana seguinte consegui uma taxa incrível de cliques nos anúncios de um dos nossos clientes. Isso contribuiu muito para um case de 0,12 centavos por lead em um dos nichos mais competitivos em se tratando de Facebook Ads. Foi incrível! Desde então uso essa estratégia em anúncios, cartas de vendas, emails e o resultado é sempre surpreendente.
Como usar o Word Mapping
Para começar a usar Word Mapping a favor do seu negocio é necessário respeitar algumas etapas do processo que poderão ser bastante úteis. São elas: avaliar, mapear, categorizar e por fim utilizar as palavras.
- Avaliar:
O primeiro item desse processo exige um pouco mais de dedicação do que as demais etapas. É nesse momento em que você irá estudar seu publico e conhecer a fundo suas principais características como consumidor de conteúdo. O que fazem? O que gostam de ler? O que o fazem perder o sono durante a noite? Essas são apenas algumas das perguntas que o empreendedor individual deve realizar para definir bem o perfil do consumidor.
- Mapear:
A segunda etapa, no entanto, consiste em mapear as palavras mais utilizadas e altamente persuasivas, essenciais para entender a maneira como será feita a abordagem.
- Categorizar:
Na terceira fase do processo, é importante se aprofundar um pouco mais, estudar e categorizar essas palavras, afim de classifica-las como palavras boas, por exemplo: ganhe dinheiro na internet, palavras ruins (prejuízo, morte e etc.) É nessa etapa também que podemos numerar as palavras de acordo com a intensidade de cada uma, classificando-as de acordo com a mensagem que passam e significado.
- Utilize as palavras:
Já a ultima etapa é quando selecionamos as melhores palavras e as combinamos em um texto. É nesse momento em que as palavras que sabemos que são por si só altamente persuasivas devem estar presentes.
Invista em gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são um dos responsáveis pela realização e tornar o seu negócio lucrativo através de um texto persuasivo e suas técnicas têm tornado empreendedores digitais mais presentes no dia a dia de seus consumidores de uma maneira leve, no entanto, bastante precisa.
Uma das técnicas utilizadas por estes é disponibilizar um conteúdo que realmente agregue valor aos seus consumidores e seja proveitoso. Afinal, estamos na era aonde experiências e aprendizados devem ser cada vez mais compartilhados tanto online quanto off-line.
Nesse intercâmbio de conhecimento, o conteúdo precisa mostrar que o autor possui:
- Autoridade no assunto;
- Prova Social;
- Reciprocidade
- Liderança;
- Antecipação;
- Urgência.
Por esse motivo é importante trabalhar um conteúdo que seja atual, informativo, inovador – Ou seja, que poucas pessoas tenham tratado sobre, interativo, de aplicação prática, consistente e claro, de profundidade. Uma dica de ouro é abrir mão dos pronomes possessivos e usar Eu. aproprie-se de discursos na terceira pessoa (ELE) por procurar referencias sólidas no mercado e reconhecidas por dominar o tema que aborda.
Escolha autoridades no seu público-alvo e tenha por base os discursos das mesmas. Nunca deixe de indicar pessoas, dados, fontes – que darão credibilidade ao conteúdo.
Além disso, é importante ter em mente qual a objeção do texto. Por esse motivo, o empreendedor deve se centrar em desenvolver textos que esclareçam duvidas, respondam e acabe com todas as objeções e sejam sempre relevantes em seu segmento.
Palavras que atraem
Algumas palavras, como dissemos acima, possuem um poder imensurável quando se trata da persuasão. Essas palavras estão por aí. Esperando que as coloque em seu texto e conquiste ainda mais consumidores para o seu serviço ou produto. Mas, nem sempre conseguimos identifica-las com prontidão.
Algumas dessas palavras são:
– Rápido: As pessoas valorizam a rapidez muito mais que o preço.
– Garantia: Os consumidores querem ter certeza que não irão perder dinheiro quando compram um produto ou serviço na sua empresa.
– Limitado: Quem não quer ter produtos limitados, únicos e raros? Por esse motivo os consumidores acabam dando mais valor a produtos assim.
– Fácil: Ninguém gosta de coisas complicadas e que exigem pensar muito, os consumidores querem instruções fáceis, facilidade em usar, facilidade para comprar, facilidade par efetuar o pagamento.
– Depoimento: Depoimento de terceiros gera maior credibilidade ao produto e para serviços.
– Vantagem: Benefícios adicionais são sempre bem vindos.
– Grátis: Os consumidores querem ter um aperitivo do seu produto ou serviço antes de fechar negócio com você. Podem ser um teste drive, uma experimentação, uma degustação, uma orientação, etc.
– Você: Os consumidores gostam de saber que você está falando diretamente com eles, e só para eles. Todos gostam de ser importantes e únicos. Isto fará com que eles se interessem em conhecer seu produto ou serviço.
– Importante: Os consumidores não gostam de perder informações importantes que as façam melhorar em algum aspecto de suas vidas. Assim, as pessoas irão parar e prestar atenção no que você tem a dizer.
– novidade: Os consumidores gostam e estão à procura de produtos ou serviços novos que ajudem a melhorar suas vidas, como novas informações, novas tecnologias, novos serviços, novas maneiras de gerar resultados, etc.
Faça testes de novas palavras
Uma ótima maneira de treinar o poder das palavras em um texto persuasivo sobre o seu produto é testando. No entanto, é importante se comunicar de diversas maneiras, evitando usar sempre as mesmas palavras. Desse modo, a maneira com você se comunica nunca deixará de ser entendido como um novo contato, ao invés de mais um contato da empresa ou prestadora de serviço com o consumidor. A rotatividade de palavras, canais e modo de se comunicar são capazes de fidelizar clientes e conquistar novos a cada dia.
São através dessas palavras que apresentam um pouco mais de entendimento da necessidade do consumidor que fazem a diferença nos dias atuais.