Quer saber quem tem direito ao PIS 2017?

Para aqueles que ainda não sabem o abono salarial já está com o saque liberado para os que nasceram no início do ano, conforme o calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. Porém, ainda há quem tem dúvida se tem direito ou não ao benefício. Acompanhe o artigo e entenda!

Mas o que é PIS?

O PIS é uma sigla e significa Programa de Integração Social. É feito para que trabalhadores de todo o Brasil, de iniciativa privada, tenham participação nos lucros de empresas.

Ele age como um 14º salário para muitos e é um abono de direito de todos, contanto que o trabalhador siga alguns requisitos básicos para conseguir sacar o saldo PIS. Confira a seguir quais são e não fique sem o seu, ao final de tudo é seu direito!

O que preciso fazer para ter meu PIS 2017?

O saque do benefício PIS 2017 só estará disponível para quem:

  • Trabalhou por 30 dias consecutivos ou não no ano-base com carteira assinada;
  • Ter, pelo menos, 05 anos de carteira assinada;
  • A empresa, de iniciativa privada, precisa ter informado a RAIS ao Ministério do Trabalho dentro do prazo estabelecido;
  • A soma do seu salário não pode ser superior do que 2 salários-mínimos.

Você cumpre todos esses requisitos? Então parabéns! Saiba que você tem pleno direito a receber o PIS.

Agora que você já sabe se tem direito ou não ao abono salarial, caso tenho ficado com mais alguma dúvida sobre o PIS/PASEP ou quer conhecer o calendário de pagamento deste ano consulte mais informações → AQUI.

Qual o ano-base que está sendo pago atualmente?

Embora o abono tenha sido sempre usado o anterior como base, este ano devemos considerar o ano de 2015. Por isso, você precisa ter trabalhado no ano de 2015 por, pelo menos, 30 dias consecutivos e de carteira assinada, além da empresa ter informado a RAIS corretamente sobre o mesmo ano.

Os pagamentos baseados em 2016 só serão efetuados em 2018. Certo?

E agora? Como saco meu PIS?

Você poderá sacá-lo usando seu cartão cidadão através das Casas Lotéricas, correspondentes caixa e na própria agência.

Caso não tenha o cartão cidadão, ou não está com o seu em mãos, você poderá ir até a agência com sua carteira de trabalho e um documento com foto e solicitar o saque.

Importante ter em conta!

O abono salarial não é acumulativo, por isso, fique atento quanto a data em que o PIS é liberado e na data máxima em que poderá sacá-lo. Caso você perca estas datas, então ele será usado no Fundo de Amparo ao Trabalhador para o pagamento de outros benefícios. Fique atento!

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥