Entenda o por que da janela do Avião ser sempre Oval. Isso já salvou a sua vida!

Desde a invenção do Santos Dumont em 1906, o avião foi recebendo diversas modificações e upgrades para termos o máximo de segurança possível na hora dos vôos, evitando acidentes aéreos que geralmente são fatais.
Essas modificações foram ganhando alguns toques da tecnologia e também do design, onde alguns simples detalhes no avião poderiam dar mais segurança e aerodinâmica na nave.

Algumas pessoas se perguntam qual é o motivo das janelas dos aviões serem sempre ovais e não quadradas, como qualquer outra janela. A explicação disso está ligada ao Design e também a engenharia estrutural da nave. O mais assustador é que isso pode ter salvado sua vida e você nem imagina da importância disso.

Em 1949, alguns aviões fabricados para uso comercial começaram a apresentar alguns problemas quando passavam de 800km/h. Não era nada confortável para quem sentava nas extremidades da nave, pois aconteciam diversos incidentes leves com os passageiros nos locais.

Por problemas de fraqueza na estrutura e na fuselagem, dois aviões caíram em 1954, matando mais de 50 pessoas. Após isso, engenheiros começaram a investigar o que poderia ter acontecido e foi descoberto que o causador dos acidentes, eram os ângulos retos e pontiagudos das janelas dos aviões.

A explicação era que os ângulos retos faziam com que a pressão no metal da estrutura fosse de duas a três vezes maior do no restante, pressionando a estrutura do avião e causando um enorme desgaste.

Com o tempo, o design dos aviões foram mudando e um dos itens obrigatórios na criação deles era a janela oval, que não faria nenhum mal para a estrutura do avião por não ter bicos.

Você poderia imaginar que uma simples janela de avião poderia ter causado um grave acidente em um dos seus vôos?

 

Curtiu?
Compartilhe com seus amigos!

 

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥