6 Perfis fakes que conquistaram milhões de seguidores enganando as pessoas.

Hoje em dia fica difícil perceber se um perfil nas redes sociais é falso ou não. Afinal, estamos tão conectados e pouco nos sobra tempo para verificarmos se aquela pessoa ou lugar na foto realmente existem.  E é aí que surge a oportunidade para a criação de um perfil falso.

Muito além do proposito de apenas “enganar” seus seguidores, alguns perfis podem atuar como uma espécie de campanha publicitária, já outras vezes, servem apenas para exemplificar ou conscientização a população de algum proposito maior. Seja de uma maneira ou de outra, ninguém curte muito a ideia de ter sido enganado.

Os perfis que separamos abaixo são algumas contas que decidiram abrir o jogo e contar para o mundo do que se tratavam e porquê foram criadas. Confira:

#1 Amalia Ulman

Um perfil que fez o maior sucesso no ramo de hotelarias foi o da Amália. Seus posts mostravam a personagem sempre em  hotéis 5 estrelas, usando roupas de grifes e realizando as mais incríveis viagens pelo mundo.

Tudo parecia perfeito, exceto pelo fato de que o perfil não passava de um projeto de uma artista argentina.

O projeto que recebeu o nome de Excelências e Perfeições tinha como objetivo mostrar que o luxo é viciante. Tal perfil recebeu milhares de elogios de críticos e se destacou por ser uma das mais originais obras de arte em circulação da era digital.

#2 Boris Bork

Esse perfil não poderia faltar em nossa lista! A ideia surgiu na Rússia, mas Boris Bork ganhou seguidores dos mais variados lugares do mundo. O personagem recebeu diversas propostas de marcas que queriam anunciar com ele em troca de uma boa quantia de dinheiro.

Em seu perfil ele mostrava carros luxuosos, restaurantes caríssimos e viagens bastante exóticas.

No entanto, o disfarce teve fim quando o consultor de marketing, chamado Roman Zaripov, revelou ser o gênio por trás desta conta milionária. Mesmo assim, sua conta segue em frente com seus seguidores e publicações para lá de ostentadoras.

#3 Louise Delage

Jovem, bonita e descolada! A jovem de 25 anos, era uma das influencers mais divertidas da França.
Com um perfil recheado de fotos de viagens e praias maravilhosas, Louise conquistou muitos fãs em pouquíssimo tempo.

No entanto, o que passou despercebido por seus seguidores é que em suas 150 publicações ela estava sempre com alguma bebida na mão ou próxima ao seu corpo. Em 2016, em sua ultima publicação,  ela contou que seu nome e perfil não passavam de uma farsa,  e que toda “brincadeira” fazia parte de uma campanha intitulada “Curta o meu vício”, criada para alertar pessoas sobre o alcoolismo entre pessoas muito novas e provar que nem todo mundo é capaz de perceber um problema sozinho.

#4 Max Chafkin

Marqueteiro  e jornalista, Max Chafkin foi o autor de alguns perfis mundialmente famosos. Segundo informações dadas durante uma entrevista, sua real intensão era provar que qualquer um pode se tornar uma celebridade de sucesso, usando apenas uma rede social de foto.

Em um dos perfis, Max investiu no nicho de roupa masculina, assim, pediu algumas roupas de alguns amigos e fez as fotos num único dia – criando um banco de imagens – e postando as fotos aos poucos.

Em apenas um mês, ele conseguiu  conquistar nada menos que 1,4 mil seguidores. Talentoso, não?

#5 Santiago Swallon

Se você é fã do Ted, certamente já seguiu esse homem. Em sua bio no perfil, Santiago dizia ser orador TED. Assim, conquistou milhares de seguidores. Os posts traziam mensagens motivações que cativaram o público. Para deixar o perfil ainda mais real, ele chegou a desenvolver até uma página no site Wikipedia.

Mas como os demais perfis que citamos aqui, ele também nunca existiu.  A ideia de criar um perfil falso surgiu do engenheiro do MIT Kevin Ashton, que não poupou nenhum esforço para deixar o perfil perfeito: comprou seguidores, forjou selos de verificações e  começou a tuitar sobre o seu nicho um pouco todos os dias, esperando ser realmente notado. Gênio!

#6 Essena O’Neill

Um outro caso – talvez o mais recente de todos – foi o perfil desta bela jovem de apenas 19 anos. No ano passado, ela decidiu que era a hora de colocar a boca no mundo e assumir que seu perfil não passava de uma conta falsa.

O mais divertido é que ela editou todas as legendas das fotos, contando os bastidores de como elas haviam sido feitas.

Em uma das fotos, Essena disse que nas fotos de ioga pela manhã, em que ela aparenta estar 100% relaxada, na verdade, foram clicadas no período tarde. Foram feitas varias fotos até que ela conseguisse encontrar a pose perfeita. Baita trabalho!

Conhece algum perfil fake que faz muito sucesso na internet? Comente!

 

 

About Bianca Camargo

view all posts

Jornalista apaixonada por inovação, criatividade, design e arte. Nômade digital, viciada em internet, ama viajar e conhecer novas culturas!