Você sabia? Descubra 18 significados verdadeiros por trás de objetos que fazem parte do nosso dia a dia.

Todos nós usamos diversos objetos diariamente, como fazem parte da nossa rotina, nem percebemos que existe um significado pra cada característica que possuem. Por que os cofrinhos são em formato de porco? Porque o pretzel possui aquela forma? Aqui você vai descobrir.

01. Por que o teclado não é em ordem alfabética?
A resposta é simples, antigamente as máquinas de escrever eram em ordem alfabética, e as pessoas tinham dificuldades para digitar rapidamente e formar as palavras. Esta organização que estamos acostumados é especificamente para ajudar nossa digitação.

02. Por que algumas camisas possuem cotoveleira?
As primeiras cotoveleiras foram usadas em uniformes militares, pois os soldados se arrastavam pelo chão e a parte do cotovelo sempre rasgava, foi aí então que colocavam tecidos extras nessa região. Ao longo dos anos foi virando tendência, sendo usado também em ternos e roupas em geral.

03. Por que os sorvetes de casquinhas são vendidos em cones de waffle?
Tudo começou no século 19, onde os sorvetes eram vendidos em ‘taças’, que eram lavadas e enxugadas até o próximo cliente chegar. Até que em 1904, em um dia muito quente de verão a sorveteria lotou e o vendedor não tinha tigelas suficiente para todos e sua máquina de waffle estava vazia. Então, assou alguns bolachões em formato de cone e o resultado conhecemos até hoje.

04. Qual a serventia deste pontinho preto?
O ponto preto localizado entre a câmera e o flash dos iPhones é um microfone que cancela os ruídos do ambiente, garantindo mais eficiência na hora de gravar vídeos.

05. Por que alguns tênis possuem biqueiras de borracha?
Antigamente, os sapatos com biqueiras de borracha foram criados para jogadores de basquete protegerem seus dedos durante as partidas e eram bem escuros. Hoje em dia, servem apenas para decoração de calçados.

06. O que são esses buracos ‘extras’ no Converse?
Os buracos localizados na lateral do tênis tem uma serventia muito útil: permite que o ar entre e circule pelos seus pés para evitar que fiquem suados.

07. O que é esse ‘negócio cilíndrico’ nos carregadores?
O nome desse ‘negócio cilíndrico’ é cordão de ferrite e suprime todo o ruído de alta frequência nos circuitos eletrônicos, isolando seu eletrônico de barulho eletromagnético.

08. Por que as garrafas possuem esses solavancos na parte inferior?
Não, não são para os deficientes visuais, como muitos pensam. Esses solavancos existem apenas para codificar um número de formulário e identificar as embalagens com defeitos.

09. Por que os sobretudos são divididos na parte inferior?
Criada para os militares na década de 50, os sobretudos serviam para manter mais parte do corpo aquecida e chegavam até o tornozelo. Essa divisão servia simplesmente para permitir que caminhassem normalmente enquanto usavam a vestimenta.

10. Por que as baguetes possuem esses ‘furos’ em sua parte superior?
Não há nenhuma explicação concreta, enquanto uns afirmam que os furos servem para que o pão não se quebre enquanto é assados, outros afirmam que é apenas por questões estéticas.

11. O que são esses penduricalhos nos mocassins?
Este detalhe surgiu por pescadores noruegueses, o loafer (como é chamado) era ajustável no pé para que o sapato se fixasse, uma espécie de cadarço da época. Hoje em dia, perdeu seu real significado e é usado apenas como decoração.

12. Por que as camisas possuem esse loop na parte de trás?
Assim como as baguetes, não há nenhuma explicação concreta, enquanto uma parte afirma que o loop era usado para amarrar coisas na camisas, outros afirmam que serve para que a vestimenta possa ser pendurada em ganchos, o que faz mais sentido.

13. Por que um códio PIN só possui quatro números?
O inventor escocês James Goodfellow criou em 1996 o código PIN para que as pessoas pudessem proteger o acesso à suas contas bancárias. Possuía seis dígitos, porém, a esposa de James se queixava que sempre esquecia os números, foi aí então que ele reduzir os dígitos para quatro.

14. O que são esses círculos coloridos nas embalagens de alimentos?
Resposta simples e quem não tem nada a ver com o alimento em questão: essas cores apenas indicam quais matizes de tintas foram utilizadas para produzir a embalagem do produto.

15. Por que alguns casacos de capuz possuem peles?
Técnica criada por indígenas que habitavam no extremo Norte. Durante a época de muito frio, o corpo era aquecido pelas roupas, porém o rosto ainda permanecia desprotegido. Foi aí então que começaram a costurar peles de animais por dentro do capuz, simplesmente para manter o rosto aquecido assim como todo o resto do corpo.

16. Por que o chiclete ‘Turbo’ tem esse formato?
A resposta é simples, pois a goma de mascar imita as formas dos pneus de veículos em uma pista.

17. Por que o pretzel possui esse formato?
Embora não seja nada concreto, o pretzel foi criado por um monge da idade média que decidiu fazer um bolo em forma de mãos orando. Embora possa não ter sentido, os monges franciscanos colocavam suas mãos cruzadas sobre os ombros enquanto rezavam.

18. Por que os cofrinhos são em formato de porco?
Antigamente as pessoas guardavam suas economias em ‘jarros de piracão’, originados da palavra ‘pygg’ (uma argila alaranjada), porém, com o passar do tempo esses jarros deixaram de existir e como a pronuncia entre ‘pygg’ e ‘pig’ é a mesma, e sua escrita é quase igual, os porquinhos viraram cofres.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.