13 Fotos ilegais da Coreia do Norte que Kim Jong Un não quer que você veja

Eric Lafforgue, fotógrafo, é um dos poucos que tiveram o privilégio de ver a Coreia do Norte de perto: “Desde 2008, me arrisquei na Coreia do Norte seis vezes”, disse ele. “Graças aos cartões de memória digital, pude salvar fotos que me proibiram de levar ou que foi dito para excluir.”

Eric não queria ir ao país apenas para ‘turistar’ e conhecer as culturas e tradições apenas de faxada, ele queria ir além, pegar um vislumbre doméstico da terra e também das pessoas que estão fora do regime de controle imposto no país: Eu fui tratado como qualquer outro turista”, diz. “Eles não me permitiram tirar fotos da polícia, do exército, etc. Mas com uma lente zoom de 300mm e um assento na parte de trás do ônibus, eu podia tirar inúmeras fotos…”

Durante algum tempo, Eric registrou diversos momentos de cidadãos e funcionários governamentais em suas vidas e rotinas do dia a dia: “Assim que eles abriam uma nova área para visitar, eu não perdia tempo, já corria para ver e documentar o lugar.”

Logo após ter voltado de sua viagem, em 2012, as fotos ‘secretas’ que Eric compartilhava foram descobertas pelo governo do país e obrigaram o rapaz a retirá-las do ar: “Eu recusei retirar porque mostrava todos os aspectos da Coréia do Norte: o bom e o ruim. Assim como eu faço com qualquer país que visitei. Eu me recusei a fazer uma exceção para a Coreia do Norte e eles não gostaram disso”, com isso, Eric está proibido de atravessar sua fronteira novamente.

“Durante as refeições no campo, eu podia conversar com os moradores por horas, graças aos meus guias. Eles me contaram muito sobre como eles vivem, com o que sonham, e assim por diante. O principal fato é saber que os norte-coreanos são pessoas calorosas, muito curiosas sobre os visitantes e muito generosas, embora a maioria deles possua quase nada.”

01. Ao visitar familiares, os guias gostam quando você tira fotos nos computadores das crianças, porém, quando descobrem que não há eletricidade, eles pedem que você delete

02. Uma mulher em meio à soldados. É proibido fotos do exército, tampouco de mulheres.

03. Dizem que muitas vezes os norte-coreanos comem grama do parque, e se você registrar uma imagem como essa, desperta a ira dos guias.

04. Um raro exemplo de um garoto ‘não disciplinado’ na Coreia do Norte. Um ônibus dirigindo pelas estradas de Samijyon, até que a criança invade a pista e o impede de passar.

05. Um soldado ajudando nas fazendas locais

06. Algo muito importante da Coreia do Norte é como você se veste, na cidade, raramente é possível encontrar alguém mal vestido. Na foto abaixo, estudantes dançando em um parque.

07. Pyongyang abriga o sistema de metrô mais profundo do mundo à medida que ele se dobra como um abrigo de bomba. Quando a foto foi registrada, foi pedida que a mesma fosse excluída, pois incluía o túnel.

08. Crianças camponeses brincando em uma das principais avenidas de Pyongyang, em meio aos carros, como sempre fizeram, desde uma época em que não havia carros nas pistas.

09. É proibido fotografar a desnutrição

10. Um pintor do governo trabalhando em um novo mural, em Chilbo, por algum motivo, é proibido que seja fotografado.

11. Jamais registre o momento em que pessoas estão fazendo coisas tolas diante dos retratos de Kim.

12. É proibido tirar fotos de soldados relaxando

13. Quando resolve dormir em Kaesong, perto do Dmz, você fica preso em um complexo de hotéis compostos de casas antigas, um ambiente bastante tenso, onde os guias perguntam “Por que você quer ir para fora?”, apenas para você dizer que não deseja sair.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.