Isso é o que acontece com sua boca se você ficar 15 dias sem escovar os dentes.

Desde muito pequenos somos educados à escovar os dentes, crescemos com esse hábito que faz toda diferença em nossas vidas, manter uma boa saúde bocal é essencial para uma rotina livre de problemas e surpresas indesejáveis, como cáries, por exemplo. Lembrando também que o fio dental é super importante para a higiene bucal.

Porém, você já parou para pensar o que aconteceria se ficasse muitos dias sem escovar os dentes? Cientistas da Birmingham School of Dentistry, no Reino Unido, tiveram essa ideia há um tempo atrás e encontraram um voluntário que topou o desafio de ficar duas semanas sem encostar uma escova nos dentes, nem mesmo o bom amigo fio dental.

Resultado: a falta da higiene bucal afetou até mesmo o sistema imunológico do voluntário, deixando suas células vulneráveis à infecções, além de doenças na gengiva, ocasionadas pela falta de escovação. As gengivas quando não higienizadas ficam sensíveis e provocam sangramentos a qualquer custo, isso vale até para aqueles que escovam os dentes uma vez ao dia achando que é o suficiente.

Além de problemas nas gengivas e perda dos dentes, uma má escovação (ou ausência dela) pode ocasionar até mesmo problemas cardíacos, embora outros fatores podem ser levados em consideração, as bactérias presentes em sua boca, caso tenham um acúmulo em grande quantidade, podem formar um terreno bastante fértil para certos agentes patogênicos que estão ligados ao acúmulo de placa nas artérias. É nesse momento que pode surgir a placa arterial, trazendo maiores maiores riscos de um derrame ou ataque cardíaco. Então já sabe, né? Depois de ler as novidades aqui do Criatives, vamos escovar os dentes!

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.