Para escancarar o sexismo, esse fotógrafo trocou mulheres por homens nos anúncios antigos.

O sexismo é algo que sempre esteve presente nas campanhas publicitárias e isso já vem de muitas e muitas décadas atrás. Atualmente, as agências vêm ouvindo as reclamações da sociedade e transformando suas produções para que sejam mais condizentes com o tempo em que estamos vivendo.

Embora muitas estão evoluindo, campanhas antigas, principalmente de eletrodomésticos não podem simplesmente desaparecer e sempre deixarão sua marca com o sexismo explícito, sempre deixando as mulheres abaixo dos homens, em casos mais extremos, escravas dos ‘maridos’ dos anúncios.

Pensando nisso, o fotógrafo e editor de vídeo libanês Eli Rezkallah resolveu criar uma série intitulada de “Em um universo paralelo”, onde troca a posição dos homens e das mulheres nos anúncios antigos, para deixar encancarado como eram de péssimo gosto.

“No último Dia de Ação de Graças, eu ouvi meus tios falando sobre como as mulheres são melhores na cozinha e em fazer suas ‘tarefas de mulheres’”, escreveu Rezkallah em seu site. “Embora eu saiba que nem todos os homens são como meus tios e pensam assim, eu fiquei surpreso em saber que alguns ainda pensam, então eu imaginei um universo paralelo onde os papéis se invertem e os homens provam do seu próprio veneno sexista”. Confira:

01. “Homens não deixam a cozinha!”

02. As imagens rebaixavam a figura feminina

03. Nos anúncios, as mulheres eram verdadeiras empregadas

04. Alguns deles beiravam o absurdo

05. Mulheres só serviam para cozinhar e limpar a casa

06. E ainda eram “castigadas”

07. Eram presenteadas com produtos para ajudar na limpeza

08. Chega a ser vergonhoso a maneira como eram tratadas nos anúncios

09. A figura masculina sempre era exaltada, enquanto a feminina…

10. Em alguns casos, eram tratadas como objetos sexuais

Felizmente os tempos mudaram, as pessoas evoluíram e cada vez mais esse tipo de anúncio está deixando de existir. Com essa mudança, quem é homem pode sentir na pele como uma mulher se sentia quando abria a revista e via um desses anúncios estampados nas páginas.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.