Destinos inusitados no Brasil: motivos para conhecer

O Brasil é enorme e ainda tem muitos cantos para serem descobertos pelos turistas mais curiosos. Há quem goste de conhecer os principais e mais concorridos destinos do país. Mas se você está cansado de viajar para os mesmos lugares e quer fugir dos lugares mais movimentados, vai ser útil dar uma olhada na lista que preparamos de destinos inusitados no Brasil. inusitados, porque não são muito conhecidos pela maioria dos turistas. Mas que tal planejar conhecê-los este ano? Saiba mais sobre eles!

Pouso do Cajaíba (RJ)

Em um dos pontos mais isolados do litoral sul da conhecida Paraty está Pouso de Cajaíba, uma pequena vila de pescadores com praias selvagens, situada na Reserva Ecológica de Juatinga. A chegada é feita exclusivamente de barco – cerca de duas horas de Paraty – o que torna o local ainda mais restrito. O sossego é o principal atrativo: a vila não tem energia elétrica e vive a base de geradores, velas e gelo. Para desconectar mesmo. Para chegar, você pode comprar passagens aéreas para São Paulo ou Rio de Janeiro, visto que Paraty está no meio do caminho entre as capitais.

Aiuruoca (MG)

No Sul de Minas Gerais, Aiuruoca tem sido considerado um dos mais interessantes destinos de ecoturismo no Brasil. Localizada na Serra da Mantiqueira e no Parque Estadual Serra do Papagaio, seus pontos turísticos são praticamente intocados pelo homem. O turista encontra cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens incríveis que podem ser visitadas em tours guiados oferecidos por agências locais. As opções de hospedagem variam de hotéis a charmosas pousadas. Apesar de localizar-se no estado no estado de Minas, a cidade fica mais próxima da capital carioca
que de Belo Horizonte. Portanto, o ideal é comprar passagens para o Rio de Janeiro e de lá, seguir de carro.

Cambará do Sul (RS)

Já pensou em conhecer cânions em pelo Brasil? Pois Cambará do Sul é um dos principais destinos para quem gosta de apreciar uma paisagem imponente. Localizada no Rio Grande do Sul e a 980 metros do nível do mar, Cambará do Sul ostenta os cânions de Itaimbezinho e da Serra Geral, dois pontos turísticos de visita obrigatória por lá. Os cenários foram usados em diversas novelas brasileiras, pois o relevo garante imagens das mais impressionantes. Na cidade também é possível apreciar cachoeiras e os lindos parques nacionais da região. É possível chegar de avião desembarcando tanto na capital, porto Alegre, quanto em Caxias do Sul, e seguir por cerca de duas horas de carro.

Torres (RS)

No extremo norte do litoral atlântico do Rio Grande do Sul, Torres mistura duas atrações a turísticas em uma só: formações rochosas e a praia. O destino é conhecido por seus paredões à beira-mar, o que torna a paisagem de uma beleza chocante. A cidade tem infraestrutura hoteleira básica, garantindo ao turista uma experiência mais ligada aos costumes do campo, porém com a presença da praia. Para apreciar o local de maneira diferente, que tal um passeio de balão? Torres sedia anualmente o Festival Internacional de Balonismo.

São Miguel das Missões (RS)

Na fronteira com a Argentina, São Miguel das Missões mantém o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, a mais preservada missão jesuítica do Brasil. As ruínas fundadas em 1632 hoje são declaradas Patrimônio Mundial da Unesco e podem ser visitadas de terça a domingo. O sítio arqueológico conta ainda com o Museus das Missões, que abriga imagens sacras feitas por índios guarani. Além de render lindas imagens, o passeio é uma verdadeira aula de história. A cidade fica a menos de 200 km de Porto Alegre.

Praia de Guaiu (BA)

Areia branca e um mar em tons de verde e azul. Parece um paraíso inalcançável, mas a Praia de Guaiú fica no litoral da Bahia, na província de Santa Cruz de Cabrália. A beleza do destino é de tirar o fôlego. Em um certo ponto da praia, o Rio Guaiú cruza com o mar, criando uma piscina natural de águas calmas, perfeita para quem quer aproveitar a natureza. A cidade de Cabrália fica bem pertinho de Porto Seguro, a aproximadamente 23 km.

Galinhos (RN)

Para quem gosta de belezas naturais ainda pouco exploradas e não liga para uma infraestrutura mais modesta, a Praia de Galinhos, no litoral do Rio Grande de Norte é uma boa pedida. Com apenas 2.300 habitantes, a cidade oferece poucas atrações: não tem museus, nem local de compras, mas tem uma linda parede de sal, confundida com neve, manguezal e lindas garças brancas e azuis. O destino é ideal para quem curte o contato com a natureza. Galinhos fica a 160 km de distância de Natal.

Icaraí de Amontada (CE)

Icaraí de Amontada é um lugar para se desligar do mundo. Localizada no badalado litoral do Ceará, é impressionante que ainda se mantenha quase intocada e, por isso, paradisíaca. O destino dispõe de enseadas desérticas e piscinas naturais na maré baixa, numa tranquila vila de pescadores. A infraestrutura local ainda é restrita, com poucas opções de hospedagem e restaurantes. Mas a 6 km da vila está a praia de Moitas, mais movimentada e bem equipada. A cidade fica a 220 km de distância da capital cearense. Para economizar, compre suas passagens para Fortaleza na Maxmilhas.

Nobres (MT)

Cardumes sob águas cristalinas, grutas e lindas cachoeiras são os atrativos que fazem de Bonito (MS) um destino tão procurado pelos turistas. Mas Nobres, no Mato Grosso, tem as mesmas qualidades, mas com preços mais em conta. O ecoturismo é a principal vocação de Nobres, ótimo destino para mergulho e flutuação. As paradas obrigatórias são o Aquário Encantado, na Vila de Bom Jardim, a 65 km do Centro, a Cachoeira Serra Azul, para uma voltinha de tirolesa, a Lagoa das Araras, para apreciação da espécie, e o Reino Encantado. Para chegar em Nobres, voe até Cuiabá e faça as duas horas que separam Nobres da capital de carro.

Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, tem nada menos que 34 mil km² de área de preservação ambiental, de acesso limitado e, por isso, pouco explorado pelos turistas. Está na divisa do Estado com a Bahia, o Maranhão e o Piauí, a 300 km de Palmas. Uma viagem até o Jalapão vai proporcionar paisagens exuberantes, repletas de belezas naturais. Entre os principais pontos de visitação estão as dunas do parque, a Pedra Furada, a Serra do Espírito Santo, a Cachoeira da Velha, onde é possível praticar rafting, além da Cachoeira da Formiga, para um banho em águas esverdeadas.

Alter do Chão (PA)

Conhecido como o Caribe da Amazônia, Alter do Chão, no Pará é tão reservado que só se consegue chegar até lá de barco ou avião. O jornal inglês The Guardian chegou a considerá-la a primeira entre as dez praias mais bonitas do Brasil e a mais bonita do mundo em águas doces. Pertencente à cidade de Santarém, Alter do Chão fica numa vila de pescadores, às margens do Rio Tapajós. Praias de areia fina e águas claras se forma em setembro, durante o “verão amazônico”, quando o volume de água diminui e formam-se os bancos de areia. As caminhadas ecológicas e os passeios de barco ou lancha prometem encontros casuais com botos. Imperdível visitar a Floresta Nacional do Tapajós, o Lago Verde, a Mata Encantada e o Monte do Cruzeiro, para uma vista estonteante. O aeroporto mais próximo de Alter do Chão fica na cidade de Santarém, que fica a 38 km. Para comprar as passagens com desconto, clique aqui.

About Stifler Mendes

view all posts

Blogueiro e fundador dos sites Criatives, DesignBrain e Curiozo com Z. Formado em Desenvolvimento Web e Design Gráfico, morador de São José dos Campos, apaixonado por séries e Counter Strike ♥