Nesta prisão, detentos cuidam de animais abandonados e ambos ganham uma nova chance

No Centro de Detenção de Monroe, na Florida, EUA, eles não só acreditam em ‘segunda chance’, como também oferecem uma oportunidade para que os detentos comecem a mudar suas vidas e voltar para a sociedade de uma outra maneira, transformados.

A ideia foi simples: unir detentos com os animais que sofreram de maus tratos ou abandonos, porém, se engana quem pensa que essa é uma ideia recente, pois os primeiros animais chegaram ao local cerca de 21 anos atrás. No início, eram apenas alguns patos, atualmente, esse número se estendeu para 150 animais de todas as espécies, dentre eles preguiças, alpacas, cavalos, etc. O local é uma verdadeira fazenda que ganhou o nome de Monroe Country Sheriff’s Office Animal Farm.

“Achei que seriam apenas alguns porcos”, diz Mike Smith, um dos detentos.”Eu não sabia que iam ter cobras, lagartos, jacarés e tudo mais.” A fazenda fica em um espaço ao lado da fazenda e os bichos que lá chegam são trazidos por uma instituição de rede de resgate de animais.

O local é aberto para visitas e chega a receber cerca de 200 pessoas por dia, os animais são cuidados pelos próprios prisioneiros com a ajuda, é claro, de especialistas que garantem a eficácia no bom tratamento realizado pelos detentos diariamente.

“Eles me mantiveram concentrado”, explica Smith. “Espiritualmente, eles me ajudaram muito. Eu definitivamente não vou esquecê-los, isso é certo.” Para finalizar, Smith diz: “Fazer alguma coisa boa quando eu realmente estava em uma situação muito ruim me deu paz”.

Esse projeto tem dado certo desde que se iniciou e o principal motivo que justifica a ideia ter emplacado e contribuído para uma melhor qualidade de vida aos detentos e aos animais é a troca de afeto entre um e outro sem serem julgados, simplesmente pela bondade que existe dentro de todos nós, e que os animais, sem dúvidas, ajudam a florescer.

01. As crianças adoram visitar a fazenda

02. O interesse delas pelos animais é evidente

03. Os detentos têm contato com animais que sequer imaginariam que cuidariam

04. Os animais recebem tratamento diariamente

05. O espaço é amplo e tanto detentos como os bichos circulam tranquilamente

06. Os animais resgataram sorrisos que por muito tempo não apareciam

07. Todas as espécies que chegam à fazenda são muito bem recepcionadas

08. O local tem bastante verde e foi todo montado para acolher os bichos da melhor maneira possível

09. Os visitantes podem tocar os animais

10. Os detentos também são responsáveis pela alimentação dos animais e limpeza do lugar

11. E posam felizes com aqueles que os fizeram ter uma nova chance na vida

12. Os detentos também falam sobre os animais para os visitantes, é uma verdadeira aula

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.