19 fotografias que causaram grande fúria em suas épocas. A #3 acontece até hoje

Até nos dias de hoje as pessoas lutam pela igualdade, porém, essa batalha começou há muitos anos atrás, onde muitos pagaram com a paz ou até mesmo com a própria vida para que pudéssemos ter os direitos que temos atualmente. Felizmente, graças às fotografias e registros históricas, essa luta pode ser lembrada para sempre:

01. A mulher da imagem é Kathrine Switzer, correndo em uma maratona em Boston no ano de 1967. O fato ocorreu cinco anos antes das mulheres receberem permissão para isso. Na fotografia, um dos organizadores tentando tirá-la da corrida.

02. A modelo Jean Shrimpton causou furor entre a plateia no ano de 1965 ao comparecer durante as corridas de Melbourne com seu vestido curto.

03. Duas garotas vestindo minissaias em Capetown, no ano de 1965. Os olhares das pessoas dizem tudo.

04. Maud Wagner, em 1907. Foi uma das primeiras artistas do sexo feminino a cobrir o corpo com tatuagens.

05. Foi no ano de 1937, em Toronto, que as primeiras mulheres apareceram mostrando as pernas publicamente.

06. Mulheres britânicas do movimento sufragista lutando pelo direito das mulheres de votar, em 1906.

07. Em Chicago, 1922, uma mulher foi presa por vestir trajes de banho que deixavam suas pernas de fora.

08. Annette Kellermann, nadadora profissional, atriz e escritora, tirando foto com uma roupa de banho. Ela foi presa sob a acusação de comportamento indecente em 1907.

09. Nos Estados Unidos, foi formada uma “liga” por pessoas fanáticas pelos bons costumes e defensores da “moral”, que consideravam roupas de banho indecentes. Na imagem abaixo vemos a atriz Lila Lee, usando uma roupa de banho tradicional dos anos 1920.

10. Elizabeth Eckford foi uma das primeiras estudantes afro-americanas a participar de aulas nos Estados Unidos. O registro abaixo foi feito no ano de 1957, logo após a Suprema Corte dos EUA decidir que era ilegal segregar as crianças nas escolas.

11. Billie Jean King era uma jogadores profissional de tênis, detentora do recorde de mais vitórias em Winbledon, e fundadora do acordo de direitos iguais entre homens e mulheres no tênis.

12. Abaixo vemos a corredora italiana Maria Teresa de Filippis, a primeira mulher a correr na Fórmula 1.

13. Senda Berenson era uma esportista estadunidense, e fundadora do basquete feminino. Ela chegou até mesmo a mudar as regras do futebol masculino, inventadas e 1891.

14. A atriz estadunidense e inventora Hedy Lamarr ajudou a quebrar os esteriótipos sobre beleza feminina e a ciência. Para termos noção de sua importância, graças a ela que atualmente temos a comunicação por celulares.

15. Mulheres protestando na Califórnia em frente a uma loja, elas estavam sendo contra vestidos longos e “enchimentos” nas roupas.

16. Rosa Parks foi levada para a prisão no Alabama, 1956, por se recusar a ir para a parte de trás de um ônibus “para pessoas brancas”. Na fotografia, ela aparece tendo suas digitais coletadas.

17. Olhe bem para a mulher abaixo, ela é Mary Quant e revolucionou ao inventar a minissaia.

18. Paul Poiret. O homem que criou a silhueta feminina do século 20 e libertou as mulheres dos espartilhos.

19. No ano de 1953, essas garotas foram flagradas voltando pra casa para trocar de roupas após serem barradas na porta da escola.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.