A posição em que você dorme pode afetar muito sua saúde. Veja qual é a pior.

Em média, 25 anos de nossas vidas nós passamos dormindo, e isso é muito necessário para o bom desenvolvimento de nosso corpo, pois quando estamos bem descansados, temos mais energia e todo o organismo funciona melhor, além de revitalizar o corpo e permitir que o cérebro funcione de maneira ideal.

Já que sabemos da importância do sono, é fundamental também o tempo que dedicamos para dormir seja de qualidade e bem proveitoso, fazendo nosso corpo aproveitar ao máximo, para isso, separamos abaixo alguns exemplos de como a posição em que você dorme afeta sua saúde:

Posição de Soldado

Dormir de costas com as mãos repousadas lateralmente é a melhor posição para dormir, pois traz benefícios à saúde,.

Vantagens: perfeita para descansar a coluna vertebral, pescoço e braços, além de melhorar a postura geral e reduzir o fluxo gástrico. Combate a insônia, previne rugas faciais, reduz possibilidades de sentir dores de cabeça e, para as mulheres, ajuda a manter os seios ‘durinhos’.

Desvantagens: pode agravar o ronco nas pessoas que sofrem apneia do sono, afeta negativamente o feto e pode causar dores na lombar,

Solução: tente dormir de costas para manter o corpo numa posição neutra e reduzir o ronco. Coloque um travesseiro grande por baixo da parte posterior dos joelhos. Isso ajudará a apoiar melhor a curva natural da parte inferior das costas.

 

Posição estrela do mar

Uma variação da posição anterior, a pessoa deita de costas, porém, com os braços na altura da cabeça.

Vantagens: perfeita para descansar a coluna vertebral e o pescoço, acaba com a insônia, reduz as chances de sentir dores de cabeça, o fluxo gástrico também é reduzido, pois como a cabeça fica elevada, o estômago consegue descansar na parte de baixo, fazendo assim com que as substâncias dele não voltem pelo esôfago e, para finalizar, evita rugas faciais e acne.

Desvantagens: assim como na posição anterior, por conta da gravida baixa a língua, pode agravar o ronco nas pessoas que sofrem com apneia do sono. Pode causar dores, pela pressão sobre os nervos do ombro e também você pode sentir dores na lombar.

Solução: evite usar travesseiro ao dormir nessa posição, para permitir que cabeça, pescoço e coluna repousem numa postura natural.

 

Posição do tronco

Posição em que a pessoa deita de lado com os braços em linha reta, preferivelmente dormir do lado esquerdo para permitir o repouso dos órgãos vitais.

Vantagens: considerada a posição ideal para dormir, pois a coluna vertebral ganha suporte em sua curvatura natural. Evita dores nas costas e pescoços, torna-se a melhor posição para mulheres grávidas e, ao contrário das duas posições anteriores, reduz a apneia do sono e roncos.

Desvantagens: há possibilidades de desenvolver dores nas costas e quadril por conta da parte superior da perna não receber apoio suficiente e também dores no pescoço. Pode causar envelhecimento da pele, rugas faciais e seis caídos.

Solução: use um travesseiro grande para evitar que as dores no pescoço apareçam e coloque um travesseiro entre as coxas para dar apoio a perna superior.

 

Posição de Yearner

Dormir de lado com as pernas levemente flexionadas, os braços estendidos e a cabeça de lado é conhecido como adotar a postura análoga. Como já dito, recomendável deitar sobre o lado esquerdo para garantir que os órgãos vitais repousem.

Vantagens: evita dores no pescoço e costas, além de reduzir o refluxo gástrico e a apneia do sono, juntamente com os roncos. Alivia a acidez estomacal e permite que o corpo elimine os resíduos do funcionamento cerebral deforma mais eficaz e diminui o risco de desenvolver transtornos como males de Alzheimer e Parkinson. Por fim, pela sensação de conforto oferecida ao corpo, quem dorme nessa posição acorda com menor frequência durante a noite.

Desvantagens: faz pressão sobre os nervos e pode provocar dor nos ombros e braços por restringir o fluxo adequado de sangue. Essa pressão ainda pode afetar órgãos internos como estômago, fígado e pulmões, além de que pode afetar a forma dos seios e causar envelhecimento precoce da pele.

Solução: Coloque no travesseiro uma fronha acetinada para reduzir as possibilidades do surgimento de rugas. Coloque um travesseiro entre os joelhos para apoiar a perna superior.

 

Posição fetal

Pessoa deita de lado com os joelhos flexionados mais ou menos em direção ao peito, e o queixo inclinado pra baixo, posição adotada principalmente por mulheres e, 41% das pessoas que participaram desta pesquisa optam por essa posição, sempre lembrando que o ideal é deitar-se sobre o lado esquerdo.

Vantagens: uma das melhores opções para as mulheres grávidas, além de poder ajudar a reduzir o refluxo gástrico, quando a pessoa deita sobre o lado esquerdo e reduz consideravelmente os roncos.

Desvantagens: Uma tensão no pescoço e costas pode ser criada por conta da curvatura acentuada, causando dores nestas regiões, além de que, assim como as outras posições que exigem deitar de lado, podem causar rugas e afetar a forma dos seios.

Solução: Use um travesseiro firme para apoiar a cabeça. É recomendável que a pessoa alterne os lados no decorrer da noite.

 

Posição de queda livre

Basicamente, posição em que deita-se de barriga pra baixo. Não é aconselhada por especialistas, que insistem em afirmar que é melhor evitá-la.

Vantagens: em alguns casos, pode haver diminuição dos roncos.

Desvantagens: provoca tensão na coluna vertebral, levando a dores no pescoço e parte inferior da própria coluna vertebral, além de que essa posição mantém os órgãos em uma situação de estresse desnecessária. Para finalizar, a circulação sanguínea no rosto é interrompida, causando o desenvolvimento precoce de rugas.

Solução: Tente dormir de lado colocando um travesseiro entre o estômago e o colchão.

E aí, qual é a tua posição preferida?

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.