Empresa japonesa inova e cria sapato com GPS para ajudar localizar idosos perdidos.

Sapato com GPS, uma criação japonesa que tornar a vida de idosos com determinadas doenças mais segura. A responsável por isso é a empresa japonesa Wish Hills, para que pessoas com idade avançada não se percam e consigam voltar pra casa.

Os “GPS Dokodemo Shoes” mostram a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores com um número de identificação e senha: “Temos experiência na busca de doentes com demência perdidos, e sabemos que este perfil de pessoas não utiliza telefones celulares e nem relógios, e sim sapatos. Por isso decidimos criar sapatos com sistema de localização GPS”, explicou um porta-voz da empresa para a Folha.

Quando um idoso se afasta por mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, de acordo com a maneira que programam o GPS, uma notificação chega até o dispositivo móvel, onde apresenta em um mapa a localização da pessoa, facilitando assim a procura.

Os GPS custam 35 mil ienes, ou, R$ 1.000,00 e está disponível apenas no Japão, já que 25% de toda a população já supera os 65 anos.

“O mercado doméstico é muito importante para nós, no entanto, no futuro nos interessaria abrir em outros mercados nos quais a população envelhecerá rapidamente nos próximos anos”, disse a companhia.

A demência é uma síndrome que implica a deterioração da memória, do intelecto, do comportamento e da capacidade para realizar atividades da vida cotidiana. Cerca de 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência no mundo, e a cada ano são registrados 7,7 milhões de novos casos, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

E você, compraria um desses pra ajudar e cuidar de quem nos protegeu a vida toda?

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.