Sem computador, professor de Gana ensina os alunos usarem Word com desenhos na lousa.

Um professor de Gana fez uma postagem em seu Facebook que não demorou muito para viralizar por toda internet e emocionar milhares e milhares de pessoas. Quer saber o motivo? Vamos te contar agora.

Como sabemos, Gana é um país muito escasso de recursos, um país bastante pobre, porém, isso não foi empecilho nenhum para que o professor deixasse de ensinar TCI (Tecnologia de Comunicação e Informação) aos seus alunos, ele faz tudo na lousa, isso mesmo, sem ter um computador o homem desenha passo a passo de toda operação no quadro negro.

Owura Kwadwo, de Kumasi, Gana, contou sua experiência de ensinar TCI na comunidade rural do país: “Todo professor tem um modo de apresentar o assunto aos alunos. Esse é o meu jeito”. Owura teve a oportunidade de estudar artes visuais e então decidiu compartilhar suas habilidades para ensinar os alunos a criar um documento no word, e afirma dizendo que mesmo que seja algo corriqueiro para nós, é novidade para os alunos.

Os desenhos que o professor faz na lousa são prints idênticos da tela do computador, sendo assim, os alunos copiam em seus cadernos para que possam estudar.

“Faço isso para que meus alunos entendam o que estou ensinando. Para que eles tenham, ao menos, uma noção do que veriam se estivessem em um computador.” O método parece ser muito eficaz, pois os alunos adoram a aula e aprendem de verdade.

O post do homem levantou uma discussão bastante acalorada em seus país, uma parte elogia o trabalho do professor, enquanto outros (como sempre) questionam por que ele se preocupa em fazer isso. Na verdade, a grande questão debatida é: como em pleno 2018 escolas ainda não possuem computadores.

Apesar de tudo, Owura é bastante positivo: “O governo ajuda e eu acredito nele. Ele está tentando fazer o TCI melhor para professores e alunos.” Enquanto nas grandes cidades como Accra e Kumasi isso já acontece, o progresso está chegando nas áreas rurais em passos mais lentos.

“Precisamos de infraestruturas bem equipadas e recursos para ensinar e aprender. O governo tem a educação no coração”, completa o professor, que fica emocionado ao dizer que desde que seu post viralizou, ele vem recebendo muitas ofertas de doações de laptops e projetores,o qual foi motivo de alegria para os alunos da escola.

O professor pretende ajudar outras escolas da região que também não possuem recursos: “Há muitas escolas com o mesmo problema. Posso ajudá-las e repassar algumas das doações para elas, para que se beneficiem também.”

Com essa história, vemos como um pouco de improviso e criatividade são necessários para ocupar as lacunas não preenchidas pelo governo, a TCI é uma matéria básica que todos alunos mereciam ter o direito de aprender para que quando cresçam, estejam preparados para encarar o mercado de trabalho global.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.