11 Coisas comuns que você faz por ansiedade e as pessoas não percebem

Ainda não há muito conhecimento das pessoas sobre esse assunto, mas a ansiedade pode chegar a um nível debilitante, é por essa questão que precisamos falar sobre situações que são complicadas e limitantes para quem passa por isso, para que sejam amparadas.

Foi pensando nisto que o site Thought Catalog criou uma lista de coisas que as pessoas ansiosas costumam fazer, mas que quem está ao redor não percebe que seja por conta da ansiedade. Confira:

01. Recusar convites quando você realmente gostaria de aceitá-los
A ansiedade pode chegar em um nível que te faz não ter forças para sair, independentemente da tua animação ou de quem iria encontrar, quando chega o dia do encontro, você diz não. Tudo isso justamente por você não querer ser um peso para alguém, então desmarca o compromisso.

02. Ficar obcecado por coisas que ninguém se importa tanto
Você passa a ficar meio obcecado, e seus pensamentos não estariam assim se você não fosse ansioso, essa obsessão pode ser por uma conversa de dias atrás, por alguém que te olhou há algumas semanas, se pegar pensando na mensagem que tal pessoa não te enviou, se preocupa em mandar um “oi” e achar que está perturbando, enfim, só quem passa por isso sabe como é ruim.

03. Acordar e não conseguir dormir mesmo cansado
O sono é um problema na sua vida. É difícil dormir quando você tem o costume de remoer tudo que te acontece no dia. Relaxar totalmente é raro, as tensões da ansiedade te acordam muitas vezes. Você acorda fora do horário, às vezes, por ter a necessidade de fazer tudo logo. Dormir é definitivamente um desafio.

04. Você constantemente teme que o pior aconteça em todas as situações
Antes de sair com alguém, você já está convencido de que tudo será um verdadeiro desastre, se vai viajar, já imagina os acidentes, quando fica doente, pensa que está a um passo da morte. Pode parecer bobagem, mas para quem sofre de ansiedade, são medos reais.

05. As conversas que você teve jamais acabam na sua cabeça
Você evita o confronto, e isso aumenta a ansiedade. Quando está no meio de uma discussão ou conversando saudavelmente com alguém, na sua cabeça tudo não passa de uma investigação minuciosa em busca de um motivo para te fazer se sentir mal, e isso realmente pode te devorar por dentro.

06. Você fica mais preocupado consigo mesmo se alguém pergunta se está tudo bem
Durante um ataque, se alguém te perguntar se está tudo bem e mostrar algum tipo de preocupação, sua ansiedade só piora. Essas pessoas falam por bem, querendo ajudar, mas, para você, eles só estão perguntando se você está mal porque realmente está e não consegue nem disfarçar. Mas, disfarçar pra quê?

07. Você se sente culpado quando alguém não responde imediatamente
Seja seu melhor amigo ou alguém pouco importante, é muito estressante quando não te respondem. Geralmente pessoas que não são ansiosas, ligam pouco para isso. Mas contigo, caso não te respondam sente que a culpa é sua. Você sente como se tivesse feito algo muito errado, mas às vezes só está conversando com alguém preocupado com outras coisas.

08. Você entra em colapso quando começa a pensar no futuro
O seu maior inimigo é o futuro, seja terminar um curso, planejar algo, enfim, tudo que te faça pensar no amanhã te parece assustador. Pior ainda é quando escuta as pessoas falando sobre o futuro delas, pois isso te faz sentir incapaz de conquistar coisas relevantes.

09. Você constantemente compara sua vida com as de outras pessoas de sua idade
Quando passa pela timeline de sua rede social vê pessoas da sua idade conquistando o emprego dos sonhos ou fazendo super viagens, e isso te deixa mal. Mesmo que você não queira se comparar, a sua ansiedade faz você se sentir o último colocado nessa corrida imaginária em busca de prestígio.

10. Você repete todos os seus erros e gasta mais tempo remoendo isso do que refletindo numa solução
Basta um erro para arruinar vários dias de sua vida, você se esforça pra fazer certo, então, quando um imprevisto acontece, você sofre. Tudo isso por que, na sua cabeça, a reação aos seus problemas geram outros ainda maiores, mas tudo não passa de ansiedade mesmo.

11. Em alguns dias você fica exausto demais pra sair da cama
Existem dias que a sua ansiedade está muito maior. Você não consegue fazer outra coisa a não ser ficar deitado e chorar. O mundo parece demais e talvez o melhor seja tirar uns dias de descanso. A ansiedade pode de fato debilitar alguém tanto quanto qualquer outra doença. Apesar de muitas pessoas não entenderem ( como não entendem sobre diversas outras doenças), você sabe que precisa de ajuda profissional.

*** Caso tenha se identificado com este texto, procure um profissional da área. Ter uma saúde mental saudável é tão importante como comer e dormir, por exemplo. ***

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.