13 Fotos super populares na internet que na verdade são falsas. (Te enganaram o tempo todo!)

Não é de hoje que sabemos que não podemos acreditar em tudo que vemos na internet, muitas pessoas veem uma foto e simplesmente sai compartilhando ou divulgando, sem antes mesmo averiguar se é verídica ou não.

Foi por isso que separamos abaixo 13 fotografias populares mas que na verdade, são simplesmente falsas:

01. Floresta roxa na Escócia

Muitas pessoas se interessam em conhecer o lugar justamente por conta da cor exótica que possui, mas, na verdade, alguém pintou no photoshop. A imagem verdadeira foi fotografada próxima ao rio Shotover, na Nova Zelândia, para que então pudesse ser editada.

 

02. Ilha com o desenho de estrela e uma lua

Localizada entre Maui e Kaloolawe, no Havaí, a “Ilha de Molokini” é conhecida por ser uma estrela natural e uma lua crescente. Única coisa verdadeira nesta afirmação anterior é o nome da ilha, pois a estrela foi adicionada na imagem através de editor de fotos.

 

03. Gota d’água ampliada 25 vezes

Essa fotografia se tornou viral há alguns anos, e muitos se surpreenderam com a quantidade vidas que supostamente existiam em uma gota d’água amplificada 25 vezes. Mas na verdade, você teria que filtrar uma quantidade de água suficiente para encher uma piscina com uma rede especial para coletar todos esses plânctons. Após a filtração, todos esses organismos caberiam em um copo. Portanto, essa quantidade de plânctons pode ser encontrada em dezenas de toneladas de água – não em uma gota. Além disso, você pode ver o lado de uma placa de Petri nesta foto.

 

04. Mulher sentando como um sapo

A edição é nítida, mas muitos mesmo assim se impressionam com a flexibilidade da mulher, a imagem verdadeira é da direita.

 

05. Um iceberg embaixo d’água

Muitos utilizam essa imagem até mesmo como plano de fundo no computador, mas, é a combinação de 4 imagens separadas. A fotografia das nuvens foi tirada em Santa Bárbara (Califórnia), O topo do iceberg foi fotografado na Antártida e a parte do fundo veio diretamente do Alasca, onde passou por edições para ser virada de cabeça para baixo.

 

06. Garoto de 4 anos de idade protegendo sua irmã durante um terremoto no Nepal

Essa fotografia ficou famosa após o terremoto que ocorreu no dia 25 de abril de 2015, no Nepal. Foi quando várias fotografias da tragédia, incluindo esta, foram enviadas a diversos websites e redes sociais. A foto mostra um menino abraçando sua irmã assustada. No entanto, a foto foi tirada no Vietnã em 2007 pelo fotógrafo Na Son Nguyen. Como ele contou à BBC News, ele conheceu essas crianças em uma aldeia do Vietnã. Elas estavam brincando enquanto seus pais estavam ocupados no trabalho, mas quando a garota viu um estranho, ela começou a chorar e o menino a abraçou.

 

07. “Isso é o que acontece quando um raio atinge a areia”

Sempre que vemos esse título na internet, ele está acompanhado dessa imagem, porém, a verdade é que quando o raio atinge a areia ele forma fulguritos, mas se formam apenas na areia, e não acima de sua superfície. A foto é, na verdade, um pedaço de tronco coberto com areia molhada. Esta é uma das obras de arte feitas por Sandcastle Matt, usuário do Flickr.

 

08. Vaca se esquentando em cima do capô de um carro

Foi em 2013 que a imagem viralizou na internet com o a mensagem: “Lembre-se de que os animais podem ser atraídos pelo calor dos carros em dias mais frios, então verifique os arcos das rodas ou outros esconderijos”.

A verdade é que a vaca foi colocada em cima do carro através do photoshop, caso contrário, o peso do animal teria esmagado toda a frente do automóvel.

 

09. Gato em tamanho monstruoso

Começou a se espalhar na internet em 2003, apresentando o “Snowball”, um gato que pesa 40 quilos. A realidade é que mentiram até no nome do felino, ele se chama Jumper e tem o peso de um gato normal. Seu dono, Cordell Hauglie, editou a imagem do animal para sacanear os amigos e não imaginava a popularidade que a fotografia iria alcançar.

 

10. Steven Seagal arruinando uma fotografia de Vladimir Putin

Durante sua visita às escolas russas de artes marciais, o ator Steven Seagal foi fotografado com Vladimir Putin e outras figuras importantes. Assim que a foto foi lançada na internet, uma foto falsa semelhante apareceu na qual o ator é visto estragando uma fotografia do presidente russo, com as famosas ‘guampinhas’. Muitas pessoas acreditaram que a foto era real, mas a verdade é que ela é falsa.

 

11. Quadro no gabinete de Theresa May

Em novembro de 2016, apareceu a imagem da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May e outros 27 ministros. O que viralizou a fotografia foi por conta do quadro “O Grito”, de Edvard Munch, pendurado na parede. Porém, vocês podem ver que a obra real é completamente diferente.

 

12. “Um móvel esculpido que parece uma foto falhada”

O móvel existe sim, mas é apenas um projeto do designer Ferruccio Laviani, e nunca saiu do papel.

 

13. O outro lado de Júpiter

Há uma história interessante por trás dessa foto. Muitas pessoas duvidaram de sua autenticidade e estavam certas de que ela havia sido editada. A fotografia abaixo chegou a ser utilizada para provar que a imagem era uma farsa. Mas a verdade é que se trata de uma imagem totalmente real, enviada pela sonda espacial Cassini em meados do ano 2000. Nesse caso, a fotografia falsificada é a que supostamente “prova” a edição.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.