‘Shazam da natureza’: Esse aplicativo consegue reconhecer espécies de plantas e animais com um clique.

Quem é que nunca foi ‘salvo’ pelo Shazam? O aplicativo detecta a música de determinado ambiente para que você saiba qual é seu título e quem canta. Porém, muitas outras coisas podem despertar a curiosidade das pessoas, não só músicas. A natureza é um exemplo disso, e do mesmo jeito que o Shazam identifica músicas, um novo app faz o mesmo por nós, porém com animais e plantas.

iNaturalist foi a empresa responsável pela criação do aplicativo, que leva o nome de Seek, ideal para te acompanhar em trilhas, acampamentos, dentre outros.

Através das informações reunidas pela empresa, e utilizando tecnologias de inteligência artificial, o aplicativo acessa uma imensa lista de insetos, pássaros, plantas, flores, árvores e outros tipos de animais a fim de identificar com precisão o que está em sua frente.

O processo é muito simples, você tira uma foto do animal/planta que deseja conhecer a espécia e a imagem vai ser comparada com um acervo, que atualmente conta com mais de 30 mil fotografias (e cresce a cada uso).

Quando uma foto se mostra compatível com uma espécia, aparece um resumo de informações para o usuário, informações essas diretamente do Wikipedia.

Após ser identificada, a espécia pode ser ‘colecionada’ em seu perfil do Seek, com isso, estimula o usuário a conhecer mais sobre a natureza e suas espécies, onde a cada ‘conquista’ você ganha um distintivo, tornando o app ideal tanto para adultos como para crianças.

O Seek está disponível para o sistema iOS

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.