12 coisas curiosas que seu cocô diz sobre sua saúde

Pensar em nossa saúde é muito importante, porém, muitas vezes nos esquecemos dos sinais que o corpo envia sobre algo que não esteja indo bem, como é o caso das fezes. Você já parou para pensar que a cor e o formato dela pode dar indícios de que algo não esteja bem?

As cores e formato das tuas fezes pode dizer muito sobre sua saúde, então preste bem atenção nesses sintomas:

Branco
Fezes esbranquiçadas pode sugerir problemas com fígado e vesícula. Muco branco em fezes marrons pode ser sinal da doença de Crohn.

Verde
A cor verde pode surgir por conta do consumo de vegetais ricos em clorofila, além de bebidas com corantes verdes e suplementos de ferro.

Se a comida não é o motivo da cor, signifca que as suas fezes passaram pelo trato digestivo rápido demais.

Amarelo

As fezes amarelas podem ser um sinal de ductos biliares bloqueados e má absorção de gordura. Outra razão é a falta de enzimas produzidas pelo pâncreas, o que pode sugerir pancreatite crônica, doença celíaca e fibrose cística.

Mas não entre em pânico! Fezes amareladas também podem ser um sinal de que você comeu muitas cenouras ou bebeu muita coisa.

Preto
As vezes negras podem aparecer quando você ingere medicamentos ou então sangramento nos intestinos, sendo que neste último exemplo, deve visitar o médico imediatamente.

Felizmente, uma das causas mais comuns para as fezes desta cor é o tipo de comida que você come, como mirtilos ou alcaçuz.

Vermelho

Fezes vermelhas geralmente são influenciadas pela sua dieta. Beterraba, bebidas coloridas, tomates… analise o que você consumiu recentemente.

No entanto, se a comida não for a causa, é hora de ir a um médico. Sangue nas fezes é um sinal alarmante. Pode ser uma fissura anal ou algo mais sério, como hemorroidas, colite ulcerativa ou até mesmo câncer.

Formas do Cocô
Não são só as cores, o formato das fezes também podem dar indícios se algo está bem ou não. Os cientistas da Bristol Royal Infirmary criaram a Tabela de Fezes de Bristol, onde descrevem 7 tipos de fezes e o que elas significam:

Aparência: nódulos sólidos separados, conhecidos também como “fezes de cabra”.
Significado: significa que o seu corpo está com falta de fibras, para isso, tente consumir mais massas integrais, framboesas e lentilhas.

Aparência: grande e irregular, em forma de “salsicha”
Significado: também é causado por falta de fibras, incluindo a ingestão prolongada de medicamentos antidiarreicos e falta de atividades físicas, coma mais frutas e legumes, além de praticar exercícios.

Aparência: cocô rachado em forma de salsicha.
Significado: fezes normais, você está bem! Lembre-se sempre de caminhar e beber água.

Aparência: macia, em forma de salsicha e lisa
Significado: cocô perfeito! Tente manter a dieta balanceada e evite situações de stress.

Aparência: Protuberâncias macias com bordas claras.
Significado: diarreia leve ou intestino irritado, para isso, consuma alimentos de baixa fibra, como banana, crackers e batatas.

Aparência: fezes fofas de bordas irregulares.
Significado: diarreia moderada, pode estar havendo muita fibra em sua dieta. Beba mais água e continue se alimentando de batatas e bananas cozidas, se o problema se estender por mais de dois dias, procure um médico.

Aparência: líquido sem pedaços sólidos
Significado: diarreia severa. Isso pode ser um sinal de intoxicação alimentar, intolerância à lactose, infecção bacteriana ou ingestão de medicamentos. Beba muita água para combater a desidratação e se os sintomas não desaparecerem em 2 dias ou se sentir dor, consulte um médico.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.