Motorista de Uber empreende ao criar canal do Youtube dando dicas para futuros motoristas.

Muita gente está virando Uber pra tentar driblar a crise econômica que afeta todo o Brasil, e Marlon Luz é um deles, porém, o homem foi além e fez da experiência um negócio.

Marlon começou a dirigir pelo aplicativo no ano de 2015 para ganhar um dinheiro extra e pouco tempo depois acabou sendo desligado da empresa que trabalhava, e, com isso, a ocupação como Uber acabou se tornando seu provedor de renda principal.

Foi daí que o homem começou a pensar em como poderia ganhar dinheiro com o aplicativo além de dirigir, então, surgiu uma ideia a partir de sua experiência anterior: ele trabalhava fazendo diversos tutoriais para a Microsoft e criou um canal no Youtube sobre como é ser um motorista de Uber.

“Na época, o Uber pagava 700 reais para quem indicasse outros motoristas. Só que eu tinha me mudado para São Paulo havia pouco tempo, então não conhecia muita gente. Decidi então fazer o canal. Sempre no final dos vídeos eu colocava meu código de motorista e dizia para as pessoas usarem meu código na hora de se candidatar”, conta o empreendedor.

E deu muito certo, atualmente, o canal Uber do Marlon possui mais de 300 mil inscritos e o vídeo de maior sucesso já está chegando perto de 1 milhão de visualizações, onde ele fala “Quanto ganha um motorista de Uber?”

E não parou por aí, depois de perceber que muitos motoristas não conseguiam ganhar dinheiro como ele no aplicativo, criou um curso online “Motorista Top”, onde já teve mais de 2 mil alunos.

Como outra fonte de renda, ele fabricou a Bolsa Térmica Top, para que sejam transportadas nesses carros levando água e um espaço extra para colocar mensagens escritas por passageiros, onde a venda já passou de 10 mil itens.

Ponto do Apoio
Marlon já está pronto para inaugurar seu mais novo empreendimento: O ponto de Apoio Motorista Top, é como um pit stop para motoristas de aplicativos e até mesmo taxistas. O local é um container localizado na Vila Mariana (av. Doutor Ricardo Jafet, 1730) e tem um banheiro, microondas, água, café e alguns outros itens de higiene para carro.

“A ideia surgiu depois de observar as necessidades dos motoristas. Hoje eles têm muita dificuldade de ir ao banheiro, por exemplo. Tem que pedir num restaurante ou num posto de gasolina, e muitas vezes são lugares sujos”, explica.

Toda a empreitada precisou de um investimento de 15 mil reais e no prazo de 3 meses ele já estava faturando 10 mil ao mês. Os motoristas não precisam pagar pelo espaço, já que o empreendedor estabeleceu algumas parcerias que investem para promover seus produtos. Hoje em dia, há quatro patrocínios fechados com empresas de telefonia e do setor automotivo.

Em média, o espaço recebe cerca de 500 motoristas por dia, e o Ponto de Apoio Motorista Top será a zona leste de São Paulo, Campinas e também a Baixada Santista.

E mesmo estando no início, Marlon já pensa em franquias: “Vamos analisar os dados do negócio durante seis meses para depois expandir para um modelo de microfranquia”, afirma.

É importante ressaltar que ao investir em uma franquia, o interessado deve verificar se a empresa tem números sólidos para apresentar e mostrar que sua empresa é o melhor negócio.

Agora, com tantos negócios, Marlon dirige só de vez em quando para sempre estar por dentro da realidade dos motoristas: “Estou muito feliz. Em pouco tempo fui de empregado para desempregado, e agora sou empregador”.

About Rafael d'Avila

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Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.