Pesquisa aponta que pais deveriam gastar menos com brinquedos e mais com viagens em família

Vira e mexe aparece um feriado prolongado, ou então todo mundo tira férias no mesmo período, isso significa o que? VIAGEM! Se você não pensa assim, vai passar a pensar quando terminar de ler este texto.

As viagens em família vão muito além da diversão, pois são peças fundamentais para o desenvolvimento emocional das crianças.

O Journal of Commercial Research publicou uma pesquisa onde mostra o impacto profundo e duradouro que as viagens em família causam na vida de uma criança.

Os estudos ainda apontam que presentes materiais não causam tanto impacto como viagens, pois este último está relacionado a experiência, algo que ficará marcado por toda a vida mesmo que outras viagens venham depois.

Bom… Mas por que isso acontece?
As pessoas têm o desenvolvimento cerebral durante a infância, e justamente por isso que passar um tempo em novos lugares, novas culturas, é de extrema importância para elas.

Algumas partes do cérebro estão relacionadas a administração de stress e também aprimoramento da habilidade de aprender, então, tem maneira melhor de desenvolver isso do que fazendo viagens?

Um exemplo muito claro disso é no volta as aulas, crianças que passaram as férias viajando conseguem as melhores notas em leitura, matemática e conhecimentos gerais, se comparados com aqueles que não viajaram, independentemente do destino, seja uma viagem para a Disney, ou então um final de semana no sítio de parentes.

Os benefícios não são a curto prazo, pois as viagens marcam e assim contribuem para a construção de lembranças duradouras e positivas na vida das crianças, e um outro estudo, este realizado na Inglaterra, indica isso, já que a maioria das pessoas pesquisadas têm como melhor lembrança alguma viagem de família nas férias, e não um presente que ganhou durante a infância.

Todas essas pesquisas fizeram os pesquisadores afirmar que a “felicidade é ancorada” nos indivíduos, ou seja, viagens em família são mais duradouras do que presentes, bem materiais. Além do mais que elas se tornam a identidade das pessoas e contribuem para formar a visão de mundo delas.

Lição para as crianças
Entretanto, antes mesmo da viagem acontecer, vem uma parte muito importante: planejamento! Além de prevenir que algum contratempo aconteça, planejar uma viagem ajuda a cultivar a relação de pais com os filhos.

As crianças, desde cedo, já aprendem a economizar e planejar o dinheiro para investir em coisas maiores, o cofrinho, por exemplo, é uma ótima maneira de começar, já que o dinheiro juntado ali a criança poderá gastar na viagem.

Benefício para os pais
Agora deixando um pouco as crianças ‘de lado’, férias são de extrema importância para os pais também. Uma outra pesquisa aponta que a vida dos adultos se tornam mais prazerosas quando eles deixam os itens materiais para ‘comprar experiências’.

Até mesmo aquela super TV que você comprou que ocupa a parede toda vai trazer uma sensação de prazer muito menor do que uma viagem à praia, segundo os resultados obtidos na pesquisa.

Isso também vale para os brinquedos da garotada, sabe aquele dinheiro alto que você ia gastar pra comprar um super brinquedo? Especialistas em paternidade afirmam que você deve economizar para uma viagem com todos da família.

Agora, vem cá, você imaginava que a viagem oferecia tantos benefícios assim para seus filhos? Eles crescem mais felizes, tranquilos e, não menos importante, inteligentes.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.