“A partir do momento que eu falo não, você tem que sair”.
É assim que a famosa marca de bebidas Schweppes está trabalhando em sua nova campanha, que visa no combate ao assédio que as mulheres sofrem. A ação recebeu o nome de Dress for Respect (Vista-se com o Respeito) e tem como foco principal acabar com os argumentos usados pela ‘turma do mimimi’, como muito se diz por aí.
Foi para isso que o desenvolvedor de tecnologia Nagib Nassif criou um vestido sensorial, onde consegue mensurar quantas vezes uma mulher é tocada na balada, para termos uma noção do quanto é esse assédio.
As informações colhidas por esses sensores são transmitidas via Wi-fi para uma central, onde lá eles analisam os efeitos do machismo na vida das mulheres que saem apenas para buscar uma distração.
“Toda mulher já sofreu assédio na vida, mas não tem uma ilustração real de quanto isso acontece. A mulher não é um bicho que precisa ser encurralado ou capturado”, relatou Tatiana Rosas, uma das mulheres que usou o vestido para a campanha.
Logo na estreia da campanha os resultados obtidos estavam dentro do esperado (infelizmente), foi uma porção de homens que não conseguiram se segurar e invadiram o espaço das moças que não queriam nada com eles, pois estavam ali para se divertir.
Ao final da noite, eis os números: nos três vestidos foram registrados 157 toques em apenas 3 horas e 47 minutos, ou seja, uma média de mais de 40 toques por hora!
Com isso, a conclusão que podemos tirar é bastante simples, ao invés de chegarem conversando, tentando dialogar, preferem ser invasivos.