Trilha de 3 mil Km pela mata atlântica vai ligar Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.

Ir do Rio de Janeiro até Rio Grande do Sul não é algo tão barato assim, mas, então, já pensou em fazer todo esse percurso caminhando?

É justamente isso a proposta de uma megatrilha que promete ter incríveis 3 mil quilômetros e unirá os dois estados, o percurso até ganhou o nome de Caminho da Mata Atlântica e está sendo construído sob a liderança da WWf-Brasil e tem o apoio do ICMBio, CBME, Abeta, sem contar outras federações de montanhistas regionais, órgãos estaduais e grupos locais.

O projeto começou a ser idealizado em 2012 por uma série de voluntários que se engajaram na ideia. A trilha terá início no Parque Nacional Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e vai passar por diversas áreas verdes de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, tendo o término em Parque Estadual Desengano, no Rio de Janeiro.

Além disso, a megatrilha já irá aproveitar trilhas existentes dentro do percurso, para com isso promover o turismo sustentável pelas regiões que irá passar. Até o momento já foi definido o eixo principal e como as pessoas poderão fazer o trajeto, podendo ser de bicicleta, cavalo, etc.

O projeto vem sendo muito bem trabalhado para que sua execução não falhe em nada, tanto que irão preservar áreas protegidas e incluir passagens por atrativos importantes, além de comunidades que demonstraram interesse no projeto.

Nos Estados unidos existe a trilha Appalachian Trail, que liga mais de 90% das unidades de conservação do país, já na versão brasileira, a trilha cortará mais de 70 municípios e vai ter sinalização própria pra auxiliar quem estiver no percurso.

Você ainda pode se tornar um voluntário para ajudar o projeto a sair do papel.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.