10 Sinais claros que sua tireoide não está funcionando como deveria.

A tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, abaixo do famoso ‘gogó’, muitos nem dão muita importância para sua existência, porém, ela é essencial pro funcionamento do nosso organismo.

Tome cuidado, a tireoide precisa sempre funcionar bem, abaixo você vai conferir 10 sinais de que sua tireoide não está funcionando adequadamente, se estiver com alguns desses sintomas, procure um médico:

01. Perda de cabelo ou cabelo muito fino
Quando a tireoide produz hormônios em excesso, o cabelo fica fino em todo o couro cabeludo, quando ela produz quantidade insuficiente, ele cai.

02. Depressão ou ansiedade repentina
A superprodução de hormônios tireoidianos estimula mais o cérebro, o que deixa os pacientes nervosos e ansiosos. A subprodução causa o oposto, o paciente se sente cansado e deprimido.

03. Mau funcionamento do intestino
A tireoide tem total relação com o funcionamento intestinal, uma tireoide com hipoatividade causa constipação, enquanto uma tireoide hiperativa resulta em evacuações com frequência.

04. Pele ressecada

05. Perda ou ganho repentino de peso
Uma produção abaixo do normal faz você diminuir significativamente seu metabolismo, levando a perda de peso, enquanto a produção acima do normal, faz com que você ganhe quilos com rapidez.

06. Confusão ou dificuldade de concentração
A tireoide funcionando abaixo do normal pode causar perda de memória, enquanto a que funciona mais do que devia, traz problemas de concentração.

07. Menstruação desregulada
A falta de hormônios suficientes tornará sua menstruação mais pesada, mais longa, ou fará com que elas ocorram mais próximas, enquanto uma produção abundante do hormônio pode tornar seus períodos mais leves ou fazer com que eles ocorram mais distantes.

08. Frio excessivo ou suor fora do comum
Se a produção de hormônios for maior do que o comum, você começará a sentir mais calor e suará mais, enquanto se a produção for menor do que o normal, você sentirá mais frio e se tornará intolerante à temperaturas baixas.

09. Mudanças no ritmo cardíaco
O hipertireoidismo fará seu batimento ficar mais acelerado, enquanto o hipotireoidismo diminuirá suas batidas cardíacas.

10. Inchaço ou desconforto no pescoço
Tanto a superprodução quanto a subprodução do hormônio da tireoide podem levar ao aumento da glândula, fazendo com que o pescoço pareça inchado.

Quem tem mais chances?

Está mais propenso a ter problemas com a tireoide mulheres, se comparadas aos homens, a partir de 60 anos, ou então pessoas em que tem no histórico familiar parentes com problemas nessa glândula.
Faça o teste: incline sua cabeça pra trás e engula, se você sentir caroços ao redor do ‘gogó’ e da área acima das clavículas, procure um profissional da saúde.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.