15 Super estranhas registradas segundos antes de um verdadeiro desastre.

O que esperamos ao tirar uma foto? Definitivamente não pensamos em tragédia, queremos apenas registrar o momento. Todos nós provavelmente já vimos fotos de desastres, como terremotos e ataques terrestres, e podemos estar até acostumados com tais cenas, mas há algo particularmente mais ameaçador e assombroso com fotos registradas antes de uma tragédia, no caso alguns segundos ou minutos antes do pior acontecer.

Curiosamente, algumas dessas fotos parecem tão despretensiosas e alegres que fazem com que o que se segue seja ainda mais perturbador.

William Shakespeare disse celebremente: “Os homens às vezes são mestres de seu destino”, mas como você verá nas fotos a seguir, isso nem sempre é o caso. Confira abaixo com a devida cautela algumas das fotos de pré-tragédias mais intrigantes desde o advento da fotografia.

# 1 O fotógrafo Robert Landsberg capturou a parede de cinzas que o mataria quando o Monte St. Helen entrou em erupção. Ele conseguiu proteger o filme com seu corpo.

# 2 A tripulação do ônibus espacial Challenger faz seu caminho para embarcar. A Challenger explodiu 73 segundos após o início do voo programado, matando todos os sete tripulantes

# 3 Mayinga N’Seka, enfermeira, é retratada aqui durante um surto de Ebola em 1976. Sua dedicação absoluta significou que ela eventualmente contraiu a doença e faleceu pouco depois.

# 4 O bombardeio de Omagh. O carro vermelho nesta fotografia continha uma bomba que matou 29 pessoas e feriu cerca de 220. O homem e a criança sobreviveram, o fotógrafo não.

# 5 Keith Sapsford, de 14 anos de idade, escondeu-se na roda de um avião partindo Sydney rumo ao Japão. John Gilspin, um fotógrafo amador, estava testando sua nova lente de câmera e, sem querer, capturou o exato momento em que Keith caía do avião em direção à morte.

# 6 Guilherme “Dave” Sanders guia mais de 100 estudantes para fora da cafeteria durante o massacre colegial de Columbine; ele foi mais tarde baleado duas vezes no peito e não sobreviveu

# 7 Última imagem do voo uruguaio 571, antes de cair nos Andes em 13-10-1972. 27 das 45 pessoas sobreviveram ao acidente inicial. Sobreviventes foram eventualmente forçados a canibalizar os mortos para ficarem vivos. 16 pessoas foram resgatadas 72 dias depois

# 8 Dave Hally tirou uma última foto de sua esposa e filha de 4 anos de idade antes da decolagem do avião em viagem de férias a bordo do Mh17, pouco antes da nave ser abatida sobre a Ucrânia por forças lideradas pela Rússia, matando absolutamente todos à bordo.

# 9 Uma câmera portátil captura o exato momento em que o Voo 235 da TransAsia cair no Rio Keelung em Taiwan. O avião transportava 58 pessoas – apenas 15 sobreviveram

# 10 Robert Overcracker, um dublê profissional, dirigia um jet ski sobre as cataratas do Niágara para chamar atenção da causa dos desabrigados locais em 1995. Esta foto foi tirada assim que o pára-quedas falhou em abrir, enviando-o direto para sua morte.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.