Artista desenha versão do “Windows XP 2018” e o resultado é maravilhoso.

Apesar da Microsoft ter encerrado o suporte para o Windows XP em 2014, ele ainda está em uso em todo o mundo. Os números de uso mais recentes do NetMarketShare dão ao sistema operacional vintage uma decente participação de 6,13% no mercado, sobretudo em empresas.

O sistema operacional apareceu pela primeira vez há 17 anos e o Service Pack final (SP3) surgiu há uma década. Comparado com o Windows 10, o XP agora parece incrivelmente datado e carece de muitos dos recursos modernos que tomamos como garantidos. Mas e se a Microsoft o atualizasse?

O YouTuber Kamer Kaan Avdan, que já criou vídeos conceituais para o Windows 11, iOS 12 e Android 9.0, tem a resposta com um novo vídeo mostrando sua visão do Windows XP 2018 Edition.

O vídeo fornece ao XP uma reformulação advinda do Fluent Design, o layout padrão do Windows 10, com efeitos de transparência e cantos arredondados, enquanto mantém inteligentemente o esquema de cores original do sistema operacional de 2001.

O menu Iniciar combina o design do XP com o do Windows 10, incluindo blocos dinâmicos, e parece absolutamente fantástico! A inclusão da Timeline também é um toque bem inspirado (e elegante).

O vídeo também inclui alguns clipes do design original do XP para que você possa compará-lo com a versão re-imaginada.

Não temos certeza se o cachorrinho Rover, o nosso eterno companheiro de pesquisas do Windows XP fará sua estreia quando o conceito for oficialmente lançado para download, mas teremos novidades em breve.

De qualquer forma, assista ao incrível vídeo abaixo e compartilhe sua opinião sobre a repaginação do mítico sistema operacional nos comentários. Você mudaria do Windows 10 para o Windows XP 2018 Edition?

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.