Cientistas recriam rostos de pessoas populares que viveram séculos atrás. Os detalhes vão te impressionar.

Quando queremos descobrir como era a fisionomia de alguém, na mesma hora começamos a procurar por fotografias dela, porém, quando essa pessoa é muito antiga, pode ser que as imagens encontradas não sejam tão nítidas assim e com detalhes imprecisos.

Alguns gostam de recriar, porém, estão presos no próprio tempo, e é aí que a tecnologia entra para ajudar, pois o avanço foi tanto que hoje é possível descrever com precisão como era a aparência das pessoas antigas, como se elas ainda estivessem vivas.

Veja alguns exemplos:

01. Henrique IV da França

Foi o rei da França de 1589 à 1610, quando um católico fanático o assassinou, foi um rei muito querido, que chegou a ser apelidado de Bom Rei Henrique, pois se preocupava com a saúde e qualidade de vida de seus súditos. A reconstrução foi feita por Philippe Froesch.

02. Meritamun

Essa famosa múmia de 2000 anos foi ‘trazida’ de volta por cientistas da Universidade de Melbourne e usaram seu crânio para determinar que que quando morreu, Meritamun tinha entre 18 e 25 anos, era anêmico e com um metro e meio de altura. A causa da morte nunca foi descoberto, pois seu corpo não foi encontrado.

03. Copérnico

Na era da Renascença, foi considerado um dos mais brilhantes matemáticos e formulou um modelo onde no centro do universo estava o Sol, e não a Terra. Morreu aos 70 anos uma equipe polonesa foi responsável pela reconstrução de seu rosto, através dos restos mortais.

04. Johann Sebastian Bach

Um compositor e músico do período Barroco, é considerado até hoje um dos maiores compositores de todos os tempos, foi recriado por Caroline Wilkinson que fez dievrsas medições de seus ossos faciais.

05. Jane

Jane era uma jovem garota (14 anos de idade) que foi comida por seus co-colonos do século 17 em Jamestown. Seu crânio mutilado e osso da perna decepada foram encontrados em 2012, entre ossos de animais massacrados e restos de comida, em um porão de Jamestown. O Dr. Douglas Owsley, principal antropólogo forense do Museu Nacional de História Natural da Smithsonian Institution, examinou os ossos e determinou que os cortes e marcas neles eram provenientes de uma tentativa de separar tecido e musculos dos ossos. Owsley concluiu que era um caso de canibalismo, já que as marcas eram consistentes com outros casos de canibalismo e com o fato de o povo de Jamestown estar morrendo de fome durante o inverno de 1609-1610.

06. Nefertiti (?)

Sua identidade não foi completamente revelada, mas DNA mostram que trata-se da mãe de Tutancâmon, sendo assim, ela é a Rainha Nefertiti, a Grande Esposa Real de Akhenaton e o busto foi feito por Élisabeth Daynès.

07. Maximilien de Robespierre

Político e advogado francês, teve grande importância na Revolução Francesa e no reino do Terror. Morreu em 1794 com 36 anos, executado pela guilhotina. Sua máscara de morte foi usada para a reconstrução de sua face e foram identificado vários problemas de saúde, como hemorragia nasal, úlceras e problemas na visão.

08. Robert I

Liderou as forças contra a Inglaterra durante a Primeira Guerra da Independência Escocesa e fez a Escócia voltar a ser um país independente. Seu rosto foi reconstruído com a união de historiadores da Universidade de Glasglow e Universidade John Moores, de Liverpool.

09. John de Strivelyn

Morreu em 1378 e foi um cavaleiro escocês medieval. Seus restos mortais foram encontrados em uma capela perdida no século XII, dentro do Castelo de Stirling e a Universidade de Dundee foi a responsável pela reconstrução de sua face.

10. Mary Stuart

Mary Stuart foi Rainha da Escócia entre 1542 e 1567 e ela tinha apenas 6 dias quando aderiu ao trono. Ela passou seus últimos 18 anos sob custódia da rainha Elizabeth da Inglaterra, Mary foi considerada culpada de conspirar para assassinar Elizabeth em 1586 e executada. Ela tinha 44 anos no momento de sua execução. Especialistas da Universidade de Dundee compilaram todos os retratos disponíveis de Mary Stuart para recriar uma imagem em 3D do que ela teria parecido durante seu reinado.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.