Entenda o por que os russos não sorriem muito em público. A razão disso vai mudar sua mente!

Estamos em plena Copa do Mundo, gente de todo canto chegando na Rússia para torcer por seu país, porém ao chegar lá os estrangeiros têm uma grande surpresa: os russos não sorriem, além disso, exprimir um sorriso em público pode te dar dores de cabeça.

Para muitos, os russos passam um ar de antipatia justamente por isso, mas, temos que lembrar que isso faz parte da cultura deles e tem um motivo por trás, entretanto, os trabalhadores russos tiveram que ser treinados para sorrir para que os turistas não fiquem tão incomodados.

Afinal, por qual motivo os russos não sorriem em público?
“Sorrir sem razão é sinal de estupidez”, na Rússia, essa frase não é só um ditado, mas sim algo que eles praticam diariamente. Um ex funcionário do primeiro Mc Donald’s do país, Yuri Checklin, disse que sorrir sem razão por lá é sinal de caráter negativo.

“Na Rússia, nós não sorrimos para estranhos”, ele explicou. “Quando você vê sua família ou seus amigos é que você sorri. Você não faz isso com mais ninguém além deles”.

Por conta disso, os russos consideram o sorriso algo muito íntimo, onde você só pode compartilhar com amigos ou familiares.

Se analisar todo o histórico russo, o lugar já sofreu muitas guerras, ditaduras brutais, fome e muitas outras necessidades. Com isso, o país tende a ver o futuro como algo incerto e desconfia de todos, por isso sorrir para estranhos lá pode parecer que você tem segundas intenções.

Há muitas controvérsias, uns acham justificável a maneira dos russos se comportarem, enquanto outros acham bobagem, entretanto, eles não vão mudar, cabe a nós cairmos em esteriótipos ou tentarmos entendê-lo.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Sempre curioso. Apaixonado por dinossauros, TV e filmes e séries de terror.