Na Índia, essa aranha foi batizada em homenagem a um personagem do Harry Potter.

Uma descoberta impressionante movimentou a Índia nesses últimos anos: cientistas encontraram uma aranha que muito se assemelha com o chapéu seletor da série de filmes Harry Potter, por isso o bicho ganhou o nome de Godric Gryffindor, a quem o chapéu pertence.

O nome veio por parte dos próprios cientistas, fãs da saga, que não acreditaram na incrível semelhança que o formato do animal possui com o chapéu coletor,e realmente, são quase idênticos.

O animal foi encontrado na cordilheira dos Gates Ocidentais, que fica no sudoeste da Índia, e tinha apenas poucos milímetros.

“Meus colegas e eu somos geeks e todos nós pensamos ‘Ei, essa aranha curiosa se parece exatamente com o Chapéu Seletor’. Era estranhamente similar”, declarou o cientista Javed Ahmed à AFP.

“Então fizemos um pacto de que, se fosse uma nova espécie, iríamos nomeá-la em homenagem ao Chapéu Seletor”, alguns podem não conhecer a história de Harry Potter, então vamos explicar: o chapéu coletor é ‘quem’ determina em qual casa cada aluno da escola de Hogwarts vai pertencer.

As pesquisas de adiantaram, até que os cientistas chegaram a conclusão de que a aranha é, de fato, uma nova espécie nunca visto antes, dando seu nome científico de Eriovixia gryffindori. A aranha é pontiaguda e de hábitos noturnos, chegou-se a conclusão de que ela imita a forma de folhas, para assim conseguir escapar de predadores.

A autora da série agradece a homenagem à um de seus personagens
A descoberta ganhou fama nacional na Índia e foi publicada no Indian Journal of Arachnology de dezembro, e comoveu os fãs dos filmes, sendo que a publicação atingiu também J.K Rowling, a autora da história, que demonstrou pelo Twitter sua satisfação pelo ocorrido.

“Estou realmente honrada! Parabéns por descobrir outro #AnimalFantástico!”, tuitou Rowling para Ahmed.

“Quantos geeks têm a oportunidade de descrever uma espécie, e muito menos nomeá-la, em homenagem a um ícone da cultura pop e, em seguida, ver a criadora deste ícone tuitando para você e dizendo que estava feliz e honrada? Fiquei tão empolgado!”, disse Javed.

A autora, em seu tweet, fez referência ao filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, um spin-off de Harry Potter, que teve como base um livro que a própria autora escreveu no ano de 2001.

About Rafael d'Avila

view all posts

Publicitário. 22 anos. Morador de São José dos Campos. Muito curioso e pouco ansioso, ou vice-versa. Apaixonado por comida, escrever, internet e séries e filmes de terror.