10 ilustrações mostram como pode ser triste a vida de alguém com depressão

A depressão é uma doença mental grave que pode interferir substancialmente na vida de um indivíduo. Pode causar sentimentos duradouros e severos de tristeza, desesperança e perda de interesse em quaisquer atividades. Também pode causar sintomas físicos de dor, alterações no apetite e problemas de sono.

Um dos equívocos comuns sobre a depressão é que ela é semelhante a sentir-se triste ou abatido. Embora muitas pessoas com depressão sintam profunda tristeza, ela é muito mais severa e constante do que as emoções que uma pessoa saudável está acostumada a lidar.

Os sintomas da depressão podem durar meses ou até anos e podem dificultar ou impossibilitar a vida cotidiana. Pode atrapalhar carreiras, relacionamentos e tarefas diárias, como o autocuidado e o trabalho doméstico.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que estar deprimido é uma escolha, ou que estas pessoas precisam simplesmente “ter uma atitude ou mentalidade positiva”. Amigos e entes queridos frequentemente ficam frustrados ou não entendem por que uma pessoa não pode “sair dessa”. Eles podem até dizer que a pessoa não tem nada e que não faz sentido estar deprimido.

A depressão é uma doença mental real. Aqueles que têm depressão não podem simplesmente decidir parar de se sentirem deprimidos. Ao contrário da tristeza ou preocupação típicas, a depressão é algo que tudo consome e não tem esperança. Estas pessoas precisam tomar medicação regularmente, os chamados “antidepressivos”, que alteram, principalmente, o sistema endócrino.

Confira abaixo 10 ilustrações que mostram como é a vida de alguém com depressão.

1. “A depressão é silenciosa, e qualquer um pode ser sua vítima.”

2. “Assim como uma máscara, as pessoas se escondem atrás de um sorriso.”

3. Ninguém pode detectá-la a não ser você mesmo, porque disfarçar-la é fácil, quanto mais animado você estiver, menos eles irão suspeitar.”

4. “…mas você não pode escondê-la para sempre.”

5. “Todo mundo chega ao seu determinado limite.”

6. E está tudo bem.

7. “Não se sinta envergonhado, existem algumas pessoas lá fora que vão entender.”

8. “Existe amor e apoio à sua volta, conversando com outras pessoas, você conseguirá a ajuda e garantia que precisa para lutar contra isso… juntos.”

9. “Você é precioso, você é amado, você não está sozinho. Tenha paciência com todas as coisas. Mas o mais importante: tenha paciência com você mesmo.”

10. “Veja cada dia como uma oportunidade de crescer. E nós estamos sempre aqui esperando por você.”

Apesar de silenciosa e constante, vale lembrar: a depressão é uma doença curável.

Saiba mais:

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 19 anos, é Web Designer e Criador de Conteúdo do Acervo Ciência, escrevendo diariamente para o site. Já bancou uma de técnico de informática, e ainda banca de astrônomo amador, sua maior paixão. Atualmente gradua-se no curso de Gestão da Informação, na Universidade Federal de Uberlândia, que não sabe se é de exatas ou de humanas. Assim como ele. Também é aficionado por cinema, comics, política, economia, tretas e música indie. Bata tudo isso no liquidificador e tente entender sua cabeça.