Conheça o satélite que será lançado esse ano para coletar lixo espacial

O lixo espacial representa um grande perigo para os astronautas e para as pessoas na Terra. Centenas de foguetes, satélites velhos e detritos orbitam nosso planeta. Tão logo que ainda em 2018 uma missão que visa capturar o lixo que flutua ao redor do planeta será lançada.

A missão lançará uma plataforma de satélite que, estando em órbita e depois de ser montada pelos astronautas, lançará dois satélites quadrados – CubeSats – que possuem ferramentas de captura. Eles usarão instrumentos como arpões e redes para coletar detritos espaciais.

O projeto, liderado pelo Centro Espacial Surrey (SSC) da Universidade de Surrey, no Reino Unido, realizou durante vários anos estudos para o desenvolvimento da plataforma RemoveDEBRIS. Este será lançado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), usando um foguete Space X.

O navio contém algumas caixas embaladas para armar os dispositivos. Estes são enviados para o espaço, onde os astronautas os abrem e instalam. Uma vez concluídas, elas são lançadas em uma direção específica para que elas comecem a coletar os detritos espaciais.

Compartilhe o post com seus amigos!

About Gabriel Pietro

view all posts

Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao amplo público brasileiro. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para o Sociologia Líquida, Explicando, Segredos do Mundo, Área de Mulher, Criatives, Razões para Acreditar e Feedty. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.